No Moto G uma das suas características mais surpreendentes é o quanto dura a sua bateria. Mesmo assim, como não quero que isso mude, pesquisei algumas medidas e pequenas coisas que nos ajudarão a prolongar ainda mais a autonomia do Moto G.
1. Atualizar o software
Não custa dizer que cada atualização de firmware em princípio traz características que melhoram o rendimento do dispositivo e, sobretudo, otimizam o gerenciamento de energia principalmente com relação aos aplicativos do telefone. O Moto G recebeu há meses o Android 4.4.2 e imagino que todos já tenham atualizado seus dispositivos para essa versão. Se não for o seu caso, já é hora: vá até as “Configurações > Atualizações do sistema” para ver se há alguma pendente. E lembre-se, o Android 4.4.3 pode chegar numa questão de semanas.
2. Desativar o Google Now
Talvez ainda não saiba, mas o Google Now é um aplicativo multitarefa que realmente devora dados e precisa constantemente de conexão com a internet, o que afeta a bateria. Em vez de usá-lo, recomendo que você use a busca do Google quando precisar encontrar algo, e desative o Google Now. Para isso, abra a busca do Google e vá às Configurações (clique sobre os três pontinhos na parte inferior). Em seguida, desabilite a primeira opção, a do Google Now, movendo a barra azul para “Não” e confirmando a sua ação.
3. Desabilitar os launchers muito pesados
Aplicativos como o Go Launcher, Themer, etc., ocupam muita RAM, na maioria dos casos de forma desnecessária. Se quiser evitar a drenagem da sua bateria, recomendo escolher launchers mais enxutos como o Apex ou o Nova.
4. Usar a sincronização de dados de forma seletiva
Isso é muito importante, sobretudo no que diz respeito ao armazenamento de fotos, por exemplo. Se tiver ativada a opção de sincronização automática, sempre que tirar uma foto, o aparelho fará o seu upload para a nuvem. Isso consome não apenas dados como energia, e muita. Recomendo que use com cuidado ferramentas como o Google+. Para ter controle sobre isso, vá às "Configurações > Contas > Google" e verá as diferentes opções da sua conta.
5. Desabilitar a localização
Não é nenhuma surpresa que ter ativado o GPS constantemente vai devorar a energia do seu smartphone. Aplicativos como os de previsão do tempo, atualizações de tráfego, Google Maps, etc. o usam, mas a maioria não precisa do GPS o tempo todo. Além disso, é bem fácil ativar a opção de localização quando precisar dela. Encontra em "Configurações > Localização".
6. Desativar o Bluetooth e a WiFi
Apesar de serem opções eficientes, continuam sendo funções que consomem mais bateria. A busca constante por uma rede disponível acaba esgotando o Moto G. O Bluetooth faz o mesmo. É recomendável ativá-los quando forem necessários, e desabilitá-los depois disso através dasconfigurações rápidas.
7. Configurar o brilho automático
A tela, em todos os smartphones, é o componente que mais gasta energia. Quanto mais ela brilha, maior será o consumo da bateria. Essa é uma regra básica, não apenas para o Moto G. Concretamente, neste terminal o mais recomendável é configurar o brilho para o modo Automático em vez de ajustá-lo manualmente. Para isso, vá às configurações rápidas, e na primeira opção verá o brilho. Ponha-o no automático e o dispositivo o regulará por si só, baseando-se na luz ambiente.
8. Temporizador de ecrã( tela)
Muito bom quando não estamos usando o Moto G é deixar a tela em suspenso, ou então configurar a suspensão automática para 1 minuto ou menos. Para isso, vá até "Configurações >ecrã( Tela )> Modo de espera". Aí poderá configurar o tempo para que a tela se apague.
9. Plano de dados seletivo
Se não estiver usando a internet, para que gastar dados constantemente (e por consequência bateria)? Pode configurar a conectividade 2G para chamadas e alternar para 3G quando quiser realizar outras funções. Basta ir às "Configurações > Mais > Redes móveis > Modo de rede".
10. Greenify
Esse aplicativo ajudará a congelar e controlar os aplicativos que estão sendo executados em segundo plano, ou quando não estiverem em uso. Ele pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store, mas requer root.
Sem comentários:
Enviar um comentário