quarta-feira, 9 de julho de 2014

Windows 7 ficará sem suporte daqui a 6 meses…


Suporte ao Windows 7 limitado a atualizações de segurança a partir de janeiro



Os produtos da Microsoft, quando são lançados, cumprem regras de vigência e estão logo disponíveis essas datas para os utilizadores, quer ao nível doméstico quer ao nível empresarial.

Assim, e dado que estamos já no segundo semestre de 2014, a Microsoft está a alertar os seus utilizadores que alguns dos seus produtos irão deixar de ter suporte base, entre eles está o Windows 7.






Vale a pena saber que o suporte genérico da Microsoft tem vigência de 5 anos. Este suporte contempla correcções gratuitas ao software, actualizações de segurança entre outras evoluções quer gratuitas quer pagas, conforme o tipo de licença e o que nela está contemplado.

Esse suporte termina no dia 13 de Janeiro de 2015 para uma série de produtos principais da Microsoft, incluindo todas as versões do Windows 7 (Enterprise, Home Basic, Home Premium, Ultimate e Starter).



Mas então o Windows 7 será abandonado como foi o Windows XP?

Não, estamos a falar em assuntos diferentes, o Windows XP “morreu” para a Microsoft, não terá mais suporte nem de segurança nem de actualização do sistema às necessidades actuais. O suporte ao Windows 7 será estendido até 14 de Janeiro de 2020, de modo a que os utilizadores possam ainda receber actualizações gratuitas de segurança. Apenas de segurança e não evoluções do próprio sistema operativo.

Findo este prazo, só depois de Janeiro de 2020 é que o Windows 7 passa ao estado do Windows XP, deixa de ter qualquer suporte.
Contudo, há quem diga que este prazo poderá ser encurtado para “obrigar” os utilizadores a actualizar os seus sistemas, assim como aconteceu no Windows XP, por forma a acelerar o processo de migração para versões modernas, com uma filosofia actual que nada tem a ver com a do Windows 7.


Nesta data, a 13 de Janeiro de 2015, termina também o suporte básico para todas as versões do Windows Server 2008 e 2008 R2 e todas as edições do Windows Storage Server 2008, entre outros produtos como pode ver aqui.

É também relevante o alerta para o fim do suporte para o Office 2010 com Service Pack 1. Este termina a 14 de Outubro de 2014.

São ciclos que se fecham face às metas temporais devidamente esclarecidas pela Microsoft na criação dos seus produtos. Este aspecto tem sido ultimamente mais focado face à resistência que os utilizadores têm mostrado em abandonar o Windows XP e este não ter mais qualquer suporte por parte da Microsoft, o que pode de alguma forma colocar em causa os sistemas de segurança onde estes sistemas coabitam.
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A Microsoft atualizou a informação sobre suporte a um leque alargado de produtos. Na lista está o Windows 7, que em janeiro perde o suporte base, mas continua a garantir "suporte alargado" até 2020.


Já se sabia que o Windows 7 deixa de ser comercializado no próximo mês de outubro, cumprindo o calendário definido pela Microsoft para o ciclo de vida dos seus produtos.

A empresa atualiza agora a informação sobre o que acontece com este e com outros produtos em termos de suporte nos próximos meses, para garantir que o Windows 7 manterá o "suporte alargado" nos cinco anos seguintes ao fim do suporte base, que termina no próximo dia 13 de janeiro de 2015.

"O Suporte Alargado tem a duração de 5 anos e inclui atualizações de segurança sem custos e suporte de correção pago", explica uma nota no blog. Melhorias ao produto e outro tipo de atualizações passam a estar excluídas.

Este ano a Microsoft cumpriu com a promessa de acabar com o suporte ao Windows XP, a mais longa versão do seu sistema operativo em toda a história da empresa.

O fim do suporte ao produto já tinha sido anunciada e adiada pela empresa várias vezes, mas a expressão do produto no mercado de consumo e empresarial foi mantendo o XP vivo. Ainda em junho, dois meses depois do fim do suporte, a versão continua a funcionar em 25% dos PCs a nível mundial.

A dona do Windows tenta agora não dar margem para o surgimento de novos fenómenos de popularidade não superáveis pelas versões seguintes do software, mantendo o rigor nos prazos de suporte definidos.

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