quinta-feira, 10 de julho de 2014

Encripte o Android para que os dados não possam ser recuperados


A empresa de segurança Avast concluiu que a ferramenta que existe nos Android para repor os valores de fábrica do telefone e apagar todos os dados, nem sempre funciona. A solução é “baralhar” as informações.

                       


A Avast provocou mais uma pequena avalanche sobre o Android. A empresa de segurança decidiu comprar 20 smartphones com o sistema operativo da Google no eBay para perceber se conseguia recuperar os dados dos antigos donos, mesmo quando estes tinham feito o reset de fábrica que vem nas definições do telemóvel.

No final de período de testes a conclusão era: sim, é possível recuperar os dados dos antigos utilizadores do telemóvel. Ao todo a Avast recuperou 40.000 fotografias – 750 das quais de mulheres em vários estágios de tiragem de roupa – 750 emails ou mensagens, 250 nomes de pessoas e respetivas moradas e conseguiu ainda recuperar dados de algumas aplicações.

Parece que dependendo do smartphone, a ferramenta que apaga todos os dados do telemóvel não é eficaz a 100%. Qual é então a alternativa?

A melhor solução passa pela encriptação do Android. Assim todo o sistema operativo e dados vão ser “desconfigurados” e “misturados”, uma amálgama de informação que apenas pode ser montada na ordem correta se o futuro utilizador tiver acesso à chave de encriptação.

Ao encriptar o telemóvel e depois de aplicar o reset de fábrica, os dados podem continuar no equipamento, mas pelo menos são ilegíveis.

Para ativar esta funcionalidade, que está disponível em todos os equipamentos Android desde a versão 2.2, os utilizadores devem seguir a seguinte ordem de passos:

1 – Aceder às Definições do telemóvel
2 – Aceder ao separador Segurança
3- Selecionar a opção Encriptar Telefone
4 – Definir código secreto para o processo de encriptação 

Caso decida ativar esta opção, o utilizador deve estar consciente de algumas alterações e precauções.

Em primeiro lugar faça um backup de todos os seus dados. Desta forma caso alguma coisa corra mal, seja qual for o motivo, a informação estará sempre salvaguardada.

Em segundo lugar o processo de encriptação do smartphone pode demorar várias horas dependendo do tamanho do armazenamento interno do equipamento. Cancelar o processo de encriptação a meio pode fazer com que perca todos os seus dados. O telemóvel deve estar na carga máxima quando iniciar este procedimento.

Depois de encriptado, sempre que o utilizador ligar o smartphone terá que introduzir um código de desbloqueio, que é diferente do código PIN do cartão e do código de segurança que pode ter definido.

Agora que tem o smartphone encriptado proceda então ao factory reset que vem com o equipamento. Lembre-se que nada é completamente seguro – NSA, Snowden e roubo a grandes empresas -, mas que pelo menos este processo ajuda-o a ficar mais protegido.

Sem comentários:

Enviar um comentário