O Facebook é, sem qualquer dúvida, um dos meios mais utilizados pelas pessoas para comunicarem entre si, partilhar fotografias vídeos, conhecer ou reencontrar pessoas, desabafar, entre outros.
No entanto, nem tudo o que se posta é útil, interessante ou adequado, sendo que podemos ter nos amigos, utilizadores que usam o Facebook para fins mais ‘chatos’.
Assim, hoje vamos mostrar exemplos de tipos de pessoas que facilmente se encontram no Facebook.
As que pedem likes no chat
Nunca falaram connosco, talvez até passem por nós na rua e não nos digam sequer bom dia/boa tarde, mas são capazes de abrir o chat para, encarecidamente, nos pedirem um like numa foto que se encontra numa determinada página, para ganharem elas (e não nós) um prémio.
A que se está a sentir triste
Esta foi talvez das piores ideias do Facebook… permitir que as pessoas coloquem como se estão a sentir… sinceramente não vejo a lógica, e encontro dezenas de pessoas no meu Facebook que se estão a sentir tristes e talvez estejam à espera que o Facebook as ponha alegres.
As que clicam em tudo depois queixam-se que têm o perfil infectado de vírus
Pois é… não adianta depois escrever ‘se receberem uma mensagem minha com um ficheiro não abram’ porque acho que ainda há muitas pessoas que não estão preparadas para utilizar a Internet, em especial as redes sociais, pois clicam e tudo e fazem com que estes espaços fiquem menos interessantes.
Mais engraçado é quando até são pessoas ‘respeitadas’ na sociedade, mas depois vemos que colocaram ‘like’ em conteúdos mais ‘obscenos’ seguido do texto “namorada despe-se para a webcam, você não vai acreditar no que aconteceu a seguir“, com o intuito de conseguirem ver.
As que passam a vida a mandar convites para jogos e eventos
Às vezes penso que as pessoas passam o dia no Facebook, sem fazer mais nada. Não sei onde arranjam tempo para andar sempre a jogar, e a coragem de chatear os outros ao enviar dezenas de convites por dia. O mesmo vale para os eventos…
As poetas que publicam frases sentidas
“Acima de mim só a chuva e até ela cai aos meus pés” é o género de frases motivadoras que encontramos com bastante facilidade. Também podem vir em forma de imagem, com várias flores, corações, etc. São usadas para descrever fotografias, vídeos, estados e podem vir acompanhadas do nome do autor, que muitas vezes não é o correcto.
As que enchem o feed de imagens ‘engraçadas’ ou conteúdos políticos
Esta vai um pouco de encontro à de cima. Mas aqui incluí aqueles que partilham imagens que dizem ‘se achar o gato compartilhe‘, ou imagens a satirizar políticos, sopa de letras onde somos ‘aquilo que encontrarmos primeiro’, etc.
As que partilham tudo, fazendo do Facebook um diário
Ok, nós sabemos que o Facebook e as redes sociais no geral facilitam a partilha de conteúdos. Também sabemos que cada um é livre de colocar o que bem entender… mas então depois não se queixem que as pessoas sabem e falam acerca da vossa vida. Também acho piada quando os posts são indirectas para ‘certas pessoas’…
Partilham ainda onde estão, o que estão a fazer e com quem… mas depois quando sabem que o Facebook não é amigo da privacidade, revoltam-se.
As que expressam a sua doença por futebol
Basta termos um jogo comum de futebol que rapidamente o facebook se enche de publicações, fotos, ‘memes‘, insultos e muito mais. Os vencedores gritam vitória, os derrotados culpam o árbitro e assim ficamos umas boas horas, ou talvez dias, onde por vezes, via facebook, bons amigos deixam de o ser!
As que acreditam que, se partilharem uma imagem, o facebook vai doar dinheiro
Felizmente que destas já não se vêem tanto, pelo menos eu não vejo mas também tenho vários amigos ‘ocultados’ do feed. Não vou colocar aqui imagens por uma questão de bom senso, que parece faltar a muitos utilizadores. Quem, no seu perfeito juízo, por muito que desconheça de tecnologia, acredita que, ao partilhar uma fotografia, o Facebook vai doar dinheiro. Incrível é como essas fotos têm por vezes milhares de partilhas.. será que o Facebook tem algum responsável por contar essas partilhas para depois doar o dinheiro?
As que te ‘deram um toque’
Mais uma funcionalidade que não entendo… qual é o sentido de dar toque, ou pokes, às pessoas no Facebook? Se querem dizer alguma coisa têm o chat. Mas pronto, de vez em quando lá vem alguém dar um toque…
As que criam contas conjuntas de casal
Um perfil diz respeito a uma pessoa, até porque é pedido que coloquem os dados pessoais (que vem de pessoa, individuo só), portanto também não entendo a criação de contas conjuntas. “Maria e José enviaram-te um pedido de amizade“, mas quem enviou? Quem está por detrás daquela conta, como sei quando é a Maria e quando é o José? Bem, o José deve ser quando surge “Maria e José gostou da página As Coelhinhas da Playboy” e decerto que é Maria quando aparece “Maria e José partilhou a foto de Rendas, Croché e Ponto de Cruz”. Por favor… não criem contas conjuntas.
As que querem mudar a cor do Facebook e ‘saber quem te está visitando’
Mais um hoax/spam que felizmente já não vejo tanto, mas também são como a moda, umas vezes deixa de se ver, outras vezes voltam em força e as pessoas clicam em tudo, na ânsia de conseguirem o que querem… podiam era informar-se um bocadinho primeiro. Lembram-se do hoax de oferta de iPhones/iPads? Recentemente o hoax que invadiu o Facebook vinha acompanhado com o texto ‘kkk agora eu sei quem anda me visitando‘, será que as pessoas nem percebem que é PT-BR antes de clicar?
As que vos identificam em fotos, frases sentidas e/ou imagens inspiradoras
Volta e meia lá vem a notificação a indicar ‘fulano identificou uma fotografia de ti‘. Após várias notificações do género, decidi colocar as definições para eu aprovar antes da identificação ficar na minha cronologia. E já não estamos apenas a falar em fotografias onde, na verdade, aparecemos, pois essas até acho aceitável. Falo também naquelas frases e imagens inspiradoras onde nos colocam, juntamente com mais 50 pessoas, para mais facilmente terem likes na imagem.
As que criam perfil, e não página, para uma empresa
E depois comentam, fazem likes e adicionam informação como se a empresa fosse uma pessoa. Se é esse o seu caso, ou tem algum amigo assim, indique-lhe como passar de perfil para página. Esta situação até se torna engraçada quando por vezes vemos coisas do género “Mercearia Pereira gosta da página Somos Todos Benfica”, podendo até perder clientes que sejam doutros clubes!
As situações como esta da imagem também são, deveras, caricatas. Desde quando um supermercado (bastante conhecido), está numa relação?
As que, em pleno Inverno, colocam fotos na praia, referindo que têm saudades do verão
Saudades do Verão todos, ou a maioria de nós, temos mas para que se partilha uma fotografia em bikini, calções ou até sem nada, com a indicação que se tem saudades do verão? Ele não vai aparecer mais cedo por causa disso… muito pelo contrário, o que aparecem são likes!
As que ainda não fizeram like na página do Techonlline do Facebook
Pois é, é um erro gravíssimo! Toca a fazer like no nosso Facebook e convidem os vossos amigos!
Muitos mais tipos de pessoas podemos encontrar pelo Facebook mas estas, penso, são as que mais facilmente encontramos.
Sem comentários:
Enviar um comentário