Realizou-se ontem mais uma popular Keynote da gigante Apple. Desta vez as novidades centraram-se no iOS 8, que traz uma nova interface e excelentes funcionalidades, mas a Apple deu também a conhecer o novo sistema para Desktop, o OS X 10.10 Yosemite, onde se destaca a moderna e flat interface, os painéis translúcidos e vários gradientes e texturas bem conhecidos do iOS7.
A Apple sempre se destacou pela originalidade e inovação…mas uma das novas funcionalidades do OS X 10.10 Yosemite não será familiar dos utilizadores do Ubuntu?
Foram várias as novidades que a Apple apresentou relativamente ao OS X 10.10 Yosemite. Uma das novidades apresentadas foi no Spotlight (ferramenta de pesquisa da documentos e aplicações no sistema), que foi também redesenhado e está mais inteligente, podendo inclusive apresentar resultados da wikipedia. Mas será esta uma novidade da Apple ou uma ideia “inspirada” na Interface Unity da Canonical, mais concretamente no Unity Scope?
O Unity Smart Scopes foi lançado com uma ‘flagship feature’ no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Com esta funcionalidade, o utilizador tem à disposição uma ferramenta que permite encontrar tudo e mais alguma coisa relacionado com uma keywork (ex. Firefox, Chrome), no sistema ou então em serviços online (ex. Wikipedia). Esta ideia não é original da Canonical, mas foi a empresa de Shuttleworth a primeira a integrar tal funcionalidade numa interface gráfica.
Mas há outras “coincidências” que foram apresentadas no WWDC 2014. Este novo conceito de “continuidade” da Apple, o qual a Canonical chamou, em tempos, de convergência e também o “novo” Safari que tem algumas semelhanças com o novo Epiphany.
Todos nós sabemos que o que a Apple faz…faz bem e ainda bem que se aproveitam as boas “ideias”.
Sem comentários:
Enviar um comentário