sexta-feira, 20 de junho de 2014

Próxima versão do Android removerá Dalvik e terá ART como padrão

Com a introdução do Android 4.4. KitKat, a Google também introduziu a máquina virtual ART como uma forma de tornar a execução dos apps mais eficiente. 


Não demorou muito para que pudéssemos perceber que este era o princípio do fim do Dalvik, visto que o ART oferece um aumento de velocidade de execução de até 2 vezes em relação ao Dalvik. Ontem, apareceu no banco de dados do AOSP sinais de que a máquina virtual Dalvik será removida da próxima versão do Android e o ART será o novo padrão do OS.



Como especulado desde o início do uso do ART, a remoção do Dalvik parece mesmo acontecer com a apresentação do Android 5. Na imagem abaixo é possível perceber os dizeres "Dalvik está morto". Em sequência, vemos a mudança no tempo de execução da máquina virtual para o padrão ART.
dalvik art android
© XDA


Porém, algumas coisas devem ser pontuadas aqui. Apesar de aumentar a eficiência do OS, o ART vai dificultar o acesso de aplicativos root ao sistema, visto que não vai deixar os aplicativos de root irem fundo no acesso ao sistema operacional. Além disso, a instalação dos aplicativos será perceptivelmente mais demorada conforme a complexidade dos mesmos e eles utilizarão mais espaço na memória do aparelho.

Por enquanto, vale lembrar que diversos aplicativos ainda não são compatíveis com ele e podem dar erro quando usados na máquina virtual ART. Acessando a lista de apps no Android Runtime, pode ver quais são os aplicativos que ainda não rodam com ART.

Sem comentários:

Enviar um comentário