Fifa 15, o novo capítulo da série de futebol da Electronic Arts, foi revelado recentemente durante a feira E3 2014, mostrando um jogo que terá como foco, as emoções dos jogadores. O título foi anunciado para 23 de setembro no PlayStation 4, Xbox One e PC, com versões para PlayStation 3 e Xbox 360, além de versões Legacy para o Nintendo Wii, 3DS e PS Vita.
Confira 10 novidades que elevarão o nível do futebol em Fifa 15 (Foto: VG247)
– Foco emocional
A principal novidade alardeada pela produtora durante a E3 foi a emoção. Inicialmente isso pode não parecer algo muito importante ou mesmo perceptível, mas deverá adicionar uma grande camada de profundidade ao jogo, tornando-o mais realista, mais próximo de uma partida de futebol que você poderia estar vendo na televisão.
Haverá mais de 600 reações diferentes que jogadores poderão ter no meio de uma partida. Jogadas duras criarão brigas entre os atletas, que irão se empurrar, gritar e apontar dedos ameaçando o adversário. Mesmo seus próprios companheiros da equipa podem começar a reclamar com o seu jogador se ele errar muitos lances.
Vale ressaltar que essas adições são apenas visuais, para que as disputas de Fifa fiquem mais parecidas com o futebol real. Elas não afetarão a performance de um jogador, por exemplo.
As emoções dos jogadores serão um dos maiores focos de Fifa 15 (Foto: VG247)
– Inteligência contextual
A inteligência artificial de Fifa 15 agora compreende elementos como o contexto da partida. Os clubes se portarão de maneiras diferentes dependendo do tipo de jogo. Se for uma final de algum campeonato e você estiver ganhando, a equipa controlada pelo computador irá atacar com tudo para virar o resultado. Da mesma forma, se eles estiverem ganhando, irão investir em defesa e enrolar com a bola.
- Tomadas de bola
Segundo os desenvolvedores, em Fifa 14, tentar tomar a bola do seu adversário funcionava em aproximadamente 50% das vezes, um número que não estava muito próximo da realidade. Para consertar isso, agora as tomadas de bola têm sucesso em 70% a 80% das vezes, dando mais poder aos atacantes. Mas como ficam os atacantes após essas mudanças? Isso nos leva ao próximo ponto.
– Jogadores mais espertos
As tomadas de bola mais eficientes tornam impossível driblar uma equipa inteiro e chutar para o golo, mas por outro lado, os jogadores agora serão mais espertos. Atacantes saberão se enfiar no meio da defesa, buscando espaço para receberem passes mais inteligentes, evitando a marcação.
Jogadores de Fifa 15 estarão mais espertos para sair da marcação (Foto: VG247)
Porém, essa novidade não será exclusiva dos atacantes. Todos os jogadores passarão a encarar o espaço de uma maneira mais sagaz. Seja para tentar fugir da marcação e armar jogadas no meio de campo quanto para prender a bola na defesa, jogando com tranquilidade e mantendo os adversários longe.
– Corpos mais precisos
Fifa faz um bom esforço para reproduzir bem os rostos dos jogadores, porém o corpo deles sempre foi praticamente o mesmo, um pouco quadrado, apenas mudando as proporções. Em Fifa 15, os desenvolvedores esperam cobrir mais tipos físicos, dando mais destaque para as linhas dos corpos e respeitando detalhes como largura dos ombros.
- Torcidas mais realistas
Quando se fala de torcidas mais realistas em jogos, automaticamente nos lembramos do tempo das torcidas de papelão em 2D e como hoje elas possuem modelos bem mais avançados em 3D. Porém, mesmo Fifa 14 já tendo apresentado essas melhorias visuais, as torcidas ainda não estavam realistas, pois faltava a individualidade de cada uma.
Agora as torcidas de Fifa 15 serão realistas o suficiente para serem o 12º jogador (Foto: VG247)
Em Fifa 15 a produtora tentou capturar as particularidades de cada uma das mais famosas torcidas ao redor do mundo. Isso se refletirá em um público que canta e grita sem parar quando torce para um certo clube ou que faz uma dança coreografada sempre que sua equipe marca um golo.
– Novas animações
O movimento dos atletas também promete dar um salto em realismo no novo Fifa 15 com animações que levam em consideração os mínimos detalhes. Agora dribles executados com personagens destros e canhotos serão diferentes e o resultado dependerá mais de onde está a bola em relação à perna dominante do jogador. Haverá também adições estéticas como cabelos que voam quando um atleta corre ou sacodem quando ele cabeceia.
– Dano ao gramado
O gramado dos estádios é um elemento que nunca antes havia sido tocado pela série, mas que passará a sofrer danos em Fifa 15. Será possível danificar o campo tanto por ações dos próprios jogadores, como marcando-o por um carrinho, quanto pelo próprio clima, no caso, uma forte chuva.
Em Fifa 15 o gramado poderá ser danificado, porém apenas como efeito visual (Foto: Reprodução: YouTube)
Os desenvolvedores comentaram, no entanto, que esta novidade é apenas visual, sem afetar a forma como a bola irá rolar nesse gramado. A explicação é que o ângulo da câmera não permitiria que os usuários identificassem as condições do campo e que seria injusto que isso afetasse sua performance.
2 – Corpos maleáveis
Outra novidade na movimentação dos atletas está em um novo esqueleto com uma mecânica de locomoção diferente. Na prática, quanto maiores os seus atributos em velocidade e agilidade, mais fácil o seu atleta conseguirá virar e girar, ganhando um controle muito maior da bola em espaços fechados.
1 – Física dinâmica da bola
Em Fifa 14 vimos adições como os sistemas Pure Shot para deixar os chutes mais realistas, e a física Real Ball para que o movimento da bola fosse mais fiel ao do mundo real. Agora para Fifa 15 os desenvolvedores aparentemente buscaram expandir ainda mais alguns desses conceitos.
Os chutes ficarão ainda mais precisos, respeitando a força e onde o jogador bateu na bola (Foto: VG247)
O giro da bola passará a depender completamente do ponto onde o pé do jogador a atingiu e quanta força ele aplicou nela. Um bom chute ganhará maior possibilidade de controle, enquanto chutes sem equilíbrio poderão jogar a bola de qualquer jeito.
Essa novidade também ajuda a bola a manter a velocidade quando a mesma não muda de direção. Por exemplo, se um jogador faz um cruzamento e você a acerta na mesma direção do giro da bola, ela será lançada mantendo toda a força e velocidade do cruzamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário