Tecnologia simples na net.pt... as últimas novidades...
quinta-feira, 26 de junho de 2014
Como instalar e correr aplicações Firefox OS no Android
A versão 29 do Firefox para o Android trouxe uma novidade que poucos deram por ela. Passou a ser possível instalar e correr aplicações criadas para o Firefox OS dentro do Android, de forma transparente e sem qualquer software adicional.
Mas e como é que este processo se desenrola? Como é que os utilizadores podem instalar e usar essas aplicações do Firefox OS dentro do Android? Vejam o guia que apresentamos abaixo e entendam todo este processo.
Com a chegada da versão 29 do Firefox ao Android, passou a ser possível aos utilizadores desta plataforma instalarem e usarem as aplicações criadas para o Firefox OS, sem que necessitem de qualquer emulador ou configuração especial.
A possibilidade de ter essas aplicações do Firefox a correr no Android baseia-se na utilização de Web API’s e de outras tecnologias web modernas. Com esses recursos os programadores conseguem criar aplicações que correm de forma plena e integrada no Android.
As aplicações do Firefox que vão instalar no Android vão estar a usar o motor do Firefox 29, desta forma, e sem que o utilizador tenha noção disso, o browser é usado, mas numa janela maximizada, sem que se veja a barra de endereço ou os elementos do browser.
Os requisitos para poderem usar esta nova funcionalidade são bastante simples. É apenas necessário que tenham instalada a versão 29 do Firefox, ou qualquer uma posterior, e que tenham acesso à Internet no vosso smartphone Android.
Depois de terem o Firefox instalado e a correr só precisam de o abrir e colocar na barra de endereço o link do Firefox Marketplace (https://marketplace.firefox.com/).
Nessa loja de aplicações só precisam de escolher a aplicação que querem instalar. Usem a barra de pesquisa ou naveguem directamente na lista de aplicações que são apresentadas. No nosso caso escolhemos a aplicação SoundCloud.
Carreguem então no botão Gratuito e o processo de instalação irá ser iniciado. É apresentado ao utilizador o pedido de confirmação de instalação da aplicação e quais as permissões de que irá necessitar.
Indiquem que querem instalar e o processo decorre sem qualquer problema, ficando no final a aplicação pronta para ser usada. Se quiserem podem indicar ao Android que querem que essa aplicação pode correr em segundo plano.
De imediato a aplicação fica disponível na vossa lista de aplicações para ser usada, junto das restantes que tiverem já instaladas. O ícone não apresenta qualquer diferença face às restantes e nem vão notar que é uma aplicação “especial”.
Mesmo a utilização da aplicação vai ser completamente integrada, não se notando a base do Firefox ou de qualquer outro elemento. Vai estar completamente integrada e a sua utilização vai ser plena.
O processo de desinstalação, como é esperado, decorre da mesma forma como fazem para qualquer aplicação Android.
Se querem saber como são as aplicações do ecossistema Firefox OS então esta é uma excelente forma de o fazerem. Podem instalá-las e usá-las no Android como se qualquer outra aplicação fosse, tal como o poderão fazer no Firefox OS.
Vejam o que as novas tecnologias web, nomeadamente o HTML5, o CSS 3 e o Javascript, permitem criar. São aplicações completas e sem qualquer diferença para as criadas com linguagens de programação mais poderosas, mas ao mesmo tempo mais exigentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário