A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das antigas marcas para a nova, não perguntando aos utilizadores se era essa a sua vontade.
No dia 22 de maio a NOS anunciava no Facebook que “dado o desaparecimento das marcas Zon e Optimus e de forma a permitir aos seus seguidores continuarem a receber novidades, promoções e passatempos, foi criada a nova página NOS”. A empresa explicou depois que “todos os seguidores que tinham 'gosto' nas antigas páginas Optimus, Zon Life, Zon Futebol, Zon North Canyon, Zon Kids e ZON@fon foram unidos nesta nova página, que manterá o mesmo tipo e frequência de conteúdos”.
Rapidamente choveram comentários de utilizadores que não gostaram de ver um Like do seu perfil numa página da qual não tinham gostado. Entre os internautas que comentaram a publicação da NOS, há quem diga que o Like apareceu na nova página mesmo sem terem Like em nenhuma das páginas entretanto agregadas.
“Uma coisa é gostar da Zon north canyon apenas por gostar de surf...mas isso não quer dizer que goste da NOS!! Chamo a isto abuso de confiança”, escreveu Rafael Reis num dos comentários, que são mais de 600. Mas também há quem defenda que as reações dos internautas são exageradas e não passam de um resultado direto da onda de negatividade que a marca tem sido alvo.
Acusações à parte, as questões que se colocam são: agiu a NOS de forma ética ao ter assumido que os utilizadores das marcas antigas iam gostar também da nova página?; ou será esta uma polémica exagerada, mais uma polémica depois de outras que acusam a empresa de falta de originalidade na escolha da marca?
A responsável de social media da Made2Web, Helena Santos, a propósito desta questão. Para a especialista em redes sociais não há grande motivo para polémica – é fácil os utilizadores retirarem o Like da página da NOS -, mas ao mesmo tempo admite que possa ter existido falta de ética por parte da operadora.
A formadora admite que houve um certo abuso por parte da marca na questão de transferência dos Likes, mas diz perceber a estratégia que “lhes dá um ponto de partida e uma autoridade online que de outra forma demoraria a conseguir”.
A head of social media da M2W diz inclusive perceber a fusão online, que apenas deu seguimento a uma fusão que aconteceu offline. A especialista acredita que a NOS precisou da colaboração direta do Facebook para fazer a operação.
Facebook como a NOS ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o tema.
Mas Helena Santos levanta ainda outras questões. Pergunta por exemplo se os utilizadores estão certos de nunca terem feito Gosto em nenhuma das páginas referidas, já que ao longo dos anos são muitos os Gostos que se vão acumulando e esquecendo. Sobretudo através da participação em diversos passatempos.
Alguns internautas chegam mesmo a sugerir que a NOS comprou Likes, uma prática que a provar-se, vai prejudicar seriamente a imagem da marca, de acordo com a análise de Helena Santos. Para já a especialista em redes sociais avalia como positiva a performance do community manager da empresa “que tem respondido de forma eficaz”.
A porta-voz da H2W explicou por fim que o caso não é dramático, que vai deixar poucos estragos na marca e que as polémicas online acabam tão depressa como surgem.
O que dizem os termos de utilização do Facebook
A rede social permite que um administrador de duas páginas as possa fundir. “Esta opção só se encontra disponível para Páginas que representem a mesma coisa e tenham nomes semelhantes”, diz a página do Facebook.
“As pessoas que gostam das tuas Páginas e as visitas serão combinadas, mas todos os outros conteúdos, como publicações, fotos e o nome de utilizador serão eliminados permanentemente da Página que fundires. Os conteúdos incluídos na Página que pretendes manter não sofrerão alterações, exceto a inclusão das pessoas que gostam da Página e das visitas que foram fundidas a partir da outra Página. A Página que não quiseres manter será removida do Facebook e não poderás anular a fusão”.
Rapidamente choveram comentários de utilizadores que não gostaram de ver um Like do seu perfil numa página da qual não tinham gostado. Entre os internautas que comentaram a publicação da NOS, há quem diga que o Like apareceu na nova página mesmo sem terem Like em nenhuma das páginas entretanto agregadas.
“Uma coisa é gostar da Zon north canyon apenas por gostar de surf...mas isso não quer dizer que goste da NOS!! Chamo a isto abuso de confiança”, escreveu Rafael Reis num dos comentários, que são mais de 600. Mas também há quem defenda que as reações dos internautas são exageradas e não passam de um resultado direto da onda de negatividade que a marca tem sido alvo.
Acusações à parte, as questões que se colocam são: agiu a NOS de forma ética ao ter assumido que os utilizadores das marcas antigas iam gostar também da nova página?; ou será esta uma polémica exagerada, mais uma polémica depois de outras que acusam a empresa de falta de originalidade na escolha da marca?
A responsável de social media da Made2Web, Helena Santos, a propósito desta questão. Para a especialista em redes sociais não há grande motivo para polémica – é fácil os utilizadores retirarem o Like da página da NOS -, mas ao mesmo tempo admite que possa ter existido falta de ética por parte da operadora.
A formadora admite que houve um certo abuso por parte da marca na questão de transferência dos Likes, mas diz perceber a estratégia que “lhes dá um ponto de partida e uma autoridade online que de outra forma demoraria a conseguir”.
A head of social media da M2W diz inclusive perceber a fusão online, que apenas deu seguimento a uma fusão que aconteceu offline. A especialista acredita que a NOS precisou da colaboração direta do Facebook para fazer a operação.
Facebook como a NOS ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o tema.
Mas Helena Santos levanta ainda outras questões. Pergunta por exemplo se os utilizadores estão certos de nunca terem feito Gosto em nenhuma das páginas referidas, já que ao longo dos anos são muitos os Gostos que se vão acumulando e esquecendo. Sobretudo através da participação em diversos passatempos.
Alguns internautas chegam mesmo a sugerir que a NOS comprou Likes, uma prática que a provar-se, vai prejudicar seriamente a imagem da marca, de acordo com a análise de Helena Santos. Para já a especialista em redes sociais avalia como positiva a performance do community manager da empresa “que tem respondido de forma eficaz”.
A porta-voz da H2W explicou por fim que o caso não é dramático, que vai deixar poucos estragos na marca e que as polémicas online acabam tão depressa como surgem.
O que dizem os termos de utilização do Facebook
A rede social permite que um administrador de duas páginas as possa fundir. “Esta opção só se encontra disponível para Páginas que representem a mesma coisa e tenham nomes semelhantes”, diz a página do Facebook.
“As pessoas que gostam das tuas Páginas e as visitas serão combinadas, mas todos os outros conteúdos, como publicações, fotos e o nome de utilizador serão eliminados permanentemente da Página que fundires. Os conteúdos incluídos na Página que pretendes manter não sofrerão alterações, exceto a inclusão das pessoas que gostam da Página e das visitas que foram fundidas a partir da outra Página. A Página que não quiseres manter será removida do Facebook e não poderás anular a fusão”.
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