A LG apresentou em Londres o seu novo carro-chefe, o G3. Tivemos a oportunidade de fazer um primeiro teste do aparelho de 5,5 polegadas e com carcaça que lembra alumínio.
Design e acabamento
A LG decidiu-se dessa vez por um visual de alumínio - uma decisão sábia! No G2, o plástico liso da parte traseira se sujava de digitais e manchava muito facilmente. No G3, a nova textura favorece a manipulação, não deixa muitas marcas e dá um visual muito mais nobre. Contudo, trata-se ainda de policarbonato com a aparência de alumínio escovado.
Tela
O LG G3 vem com um display LCD (QHD IPS) de 5,5 polegadas e resolução de 2.560 x 1.440 pixels. Falamos aqui de uma densidade de pixels de 534 ppi. Sinceramente, não vi diferença com relação a um display Full HD. A bateria é que deverá sofrer com uma tela de 2K. Isso não significa, obviamente, que a tela seja ruim, pelo contrário. Seu brilho e equilíbrio de cores (além da nitidez) são de primeira qualidade.
Particularidades
Os botões físicos da parte traseira são novamente o destaque e a grande particularidade do G3. Como já mostrado no caso do G2, a LG se mostra cada vez mais aberta a críticas construtivas e tenta concretizar as boas ideias: o G3 chega com entrada para cartão microSD e também com uma bateria removível, duas características que fizeram falta no seu antecessor.
Outra particularidade é o autofoco de laser, que acelera o processo de tirar fotos. Num teste rápido, não tivemos a impressão de que a câmera do G3 seja mais rápida do que as da concorrência.
Software
A interface de usuário foi marcadamente reformulada, e isso fez bem ao G3. Uma crítica com relação aos modelos anteriores era a UI colorida e quase infantil. A nova UI confere um visual mais sóbrio ao software. Com ela, a LG segue a tendência predominante do momento, de ícones planos e bidimensionais.
Performance
Nenhuma supresa nesse ponto: o G3 é simplesmente uma potência. O processador Snapdragon 801 cumpre todas as tarefas com facilidade, sem atrasos ou engasgos. O G3 roda macio como um carro-chefe sempre deveria rodar.
Câmera
Ao lado da resolução padrão de 13 megapixels e do estabilizador ótico de imagens (conhecemos ambos do G2) o autofoco de laser é o detalhe mais interessante do G3. Apenas um teste mais demorado, contudo, mostrará as vantagens dessa nova função.
QuickCircle Case
Como acessório ao dispositivo, foi apresentada a QuickCircle Case, uma capa que pode substituir a tampa da bateria e possibilitar o carregamento sem fio no padrão Qi. Na parte frontal, ela permite a visualização do relógio e de mensagens, notificações e ligações recebidas. Além disso, a partir dessa janela, fotos podem ser tiradas.
Especificações técnicas
SISTEMA | Android 4.4.2 KitKat |
---|---|
Ecrã | 5,5 polegadas, IPS, QHD (2.560 x 1.440 pixels) |
PROCESSADOR | Qualcomm Snapdragon 801, 2,5 GHz, Quad-Core |
RAM | 2 GB / 3 GB |
MEMÓRIA INTERNA | 16 GB / 32 GB (+ microSDXC de até 2 TB) |
BATERIA | 3.000 mAh (removível) |
CÂMERA | 13 MP, OIS com autofoco de laser (traseira), 2,1 MP (frontal) |
CONECTIVIDADE | GSM/HSDPA/LTE, WiFi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 4.0, NFC, USB 2.0 |
DIMENSÕES | 146,3 x 74,6 x 8,9 mm |
PESO | 149 gramas |
Conclusão
A principal crítica que podemos fazer ao G3 após o nosso primeiro teste é o seu tamanho. Um modelo de gama alta com 5,5 polegadas pode ser para muitos simplesmente grande demais. A escolha de material também foi decepcionante, mas isso é uma questão pessoal. De resto, o LG soube melhorar o G3 em pontos importantes, alvos de crítica no passado: a interface de usuário, a ausência de memória expansível e a bateria fixa. Tudo isso foi mudado, e o G3 tem potencial para brigar de frente com os outros carros-chefe de 2014. E eventualmente ganhar.
LG G3 passa por uma bateria de testes de benchmarks mostrando resultados pouco animadores
O LG G3 é o primeiro smartphone com ecrã QHD a ser lançado mundialmente. Essa alta resolução acaba gerando algumas preocupações nos usuários, pois quanto mais pixels a tela tiver, mais esforço o hardware do equipamento fará para lidar com todos eles.
Para aqueles que estavam curiosos para saber o desempenho do G3 nosbenchmarks, segue abaixo os resultados dos 5 benchs mais famosos para Android.
AnTuTu
LG G3 - AnTuTu
Como pode ser visto na imagem acima, o G3 conseguiu 29 mil pontosno benchmark mais famoso do Android que mede o desempenho daCPU, GPU, memória RAM, velocidade de leitura e escrita da memória interna e até a velocidade e execução da interface gráfica do sistema.
Quadrant
LG G3 - Quadrant
O Quadrant, apesar de ser um bench bem desatualizado, ainda é usado por vários sites e usuários em comparativos de desempenho. Ele também analisa vários componentes do hardware, como: CPU, GPU,memória RAM, etc. E nesse teste, o G3 conseguiu quase 21 mil pontos.
SunSpider
LG G3 - SunSpider
Esse bench é executado diretamente no navegador do dispositivo. O teste aqui foi executado no navegador Chrome e obteve o resultado de 952ms. Esse valor é calculado em cima do tempo que o navegador leva para renderizar uma página da web. Quanto menor for o resultado, mais rápido será o carregamento do conteúdo da página.
3D Mark
LG G3 - 3D Mark
Esse teste mede puramente o desempenho gráfico do dispositivo. Aqui são realizados dois testes: Ice Storm Unlimited que executa uma animação gráfica na qualidade Full HD (1080p) e o teste Ice Storm Extreme que executa a mesma animação gráfica só que dessa vez na resolução máxima possível, que nesse caso do G3 é Quad HD (1440p). Com isso, o dispositivo da LG obteve 15648 pontos no primeiro teste e8129 pontos no segundo.
Vellamo
LG G3 - Vellamo
Por último, temos o Vellamo que é um benchmark que mede tanto o desempenho HTML5 do dispositivo quanto o desempenho dohardware, chamado aqui de teste Metal. No teste de HTML5, o G3 conseguiu 1505 pontos, enquanto no Metal, ele conseguiu 1220.
Depois desses vários testes chegamos à conclusão que realmente oSnapdragon 801 tem dificuldades em lidar com um ecrã de tão alta resolução. Muitos destes resultados são inferiores ao do G2 com seuSnapdragon 800, por exemplo. Claro, a LG pode lançar alguma atualização do sistema que o torne melhor otimizado futuramente, mas para aqueles que esperavam números grandes aqui, esses resultados podem ser um pouco decepcionantes. [HDblog.it]
Sem comentários:
Enviar um comentário