quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como potenciar o uso das hashtags


É uma das ferramentas mais importantes das redes sociais e um dos fenómenos tecnológicos mais curiosos dos últimos anos. Veja aqui dez conselhos que o vão ajudar a tirar mais valor das hashtags.

Mesmo para os que usam a Internet diariamente, a palavra hashtag pode ser vista antes como um palavrão que é referido em alguns artigos e que acaba por nunca ser bem compreendido. Em linhas curtas uma hashtag é uma palavra-chave que funciona ao mesmo tempo como um indexador de temas. Para que um termo se torne numa hashtag é preciso usar o símbolo cardinal - # - antes da palavra, para que a Web possa perceber que se trata então de um indexador.

E no fundo é literalmente isto. Criar uma ligação comum entre milhares de mensagens que são publicadas por milhares de pessoas diferentes, em momentos diferentes e em locais diferentes. Um excelente exemplo das potencialidades das ferramentas de Internet.

A título de exemplo, a Amazon é agora pioneira num novo tipo de uso de hashtags: o utilizador pode adicionar um produto ao seu carro de compras no retalhista online respondendo ao tweet do produto com a hashtag #amazoncart. O serviço acaba por funcionar como uma lista de desejos que evita que o utilizador se esqueça de comprar um produto do qual gostou, mas já não sabe bem onde,.

Nos dias que correm os hashtags estão em todas as principais redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Google+, ainda que tenham pesos diferentes nas diferentes plataformas. No Instagram e no Twitter as palavras-referência parecem ter mais importância do que no Google+ por exemplo.

Mas o tópico hoje é diferente. enumera a seguir um conjunto de dicas que os utilizadores devem interpretar e quem sabe aplicar para potenciarem o uso das hashtags, seja a nível pessoal, seja a nível empresarial. Fica no entanto o alerta de que as fórmulas não são certas e matemáticas, isto é, o que pode resultar na maioria dos casos, também pode não dar os resultados esperados numa outra fatia.

Dois tipos de uso de hashtags
As hashtags podem ser usadas de duas formas: ou durante o texto corrido, “iluminando” apenas as palavras-chave, ou então no final da publicação para não haver misturas.

No primeiro caso a principal vantagem parece estar ao nível da atenção pois ajuda o leitor a identificar de imediato qual ou quais os temas relevantes. No segundo caso ajuda a criar uma conversa entre muitas pessoas, que podem escrever as suas mensagens sem necessitar de adaptar o conteúdo ao tópico central de debate que é então acrescentado no final da mensagem.

Quando o pouco é muito
Se quer criar valor a partir das hashtags, precisa de concentrar esse valor em poucas palavras. De nada adianta colocar o símbolo cardinal antes de todas as palavras que escreve. Assim passa até de um internauta da moda a um internauta de spam. Visualmente fica mau e lógicamente não traz valor.

Uma hashtag que tenha uma boa dose de adesão é suficiente, mas existem casos, muitos, em que se justifica o uso de que mais do que uma palavra. De qualquer das formas, tente nunca ultrapassar as três hashtags por publicação.

Matenha as hashtags curtas
No Twitter por vezes assistem-se a brincadeiras do estilo #apostoqueninguemvaiconseguirperceberisto. Claro que ninguém consegue perceber. A menos que se trate de um jogo ou de uma brincadeira, esta não parece ser de todo a melhor fórmula para usar uma hashtag.

Matenha-a simples e se usar mais do que uma palavra, recorra a maiúsculas para ajudar na diferenciação - #ApostoQueNiguemVaiConseguirPerceberIsto. Agora já se percebe melhor certo?

Quando junta mais do que um termo, tenha em atenção para os juntar no mesmo conjunto de indexação, não caindo na tentação de usar espaços entre palavras. Porquê usar #TeK e #SAPO se #TeKSAPO vai ajudá-lo a encontrar ou a comunicar aquilo que realmente pretende?

Seja específico
Use hashtags que além de curtas, simples e poucas, estejam realmente direcionadas para o público que gostava de atrair ou chamar a atenção. Gosta de exercício? Experimente #fitness.

Crie uma hashtag que seja facilmente memorativo para que outras pessoas a possam usar, criando mais valor, sem que tenham que puxar muito pela cabeça.

Acrescentar números também pode ser uma boa alternativa para ajudar a segmentar um hashtag. O festival de verão Rock in Rio acontece a cada dois anos, pelo que a hashtag #rir pode ser demasiado genérica e atirar para conteúdos de outros anos. #rir14 ou #rir2014 tornam os termos ainda mais específicos.

Uso de hashtags em português ou inglês
Se quer uma maior audiência, então pense além fronteiras. O inglês é a língua do mundo e melhor ou pior, as pessoas conseguem entender o que é comunicado.

Se usar a hashtag #saudade já sabe que vai-se ficar pela lusofonia. Mas se usar o termo #MissYou certamente que encontrará gente de todo o mundo que sente falta de outras pessoas.

Mas não há mal nenhum em usar a sua língua nativa – é da forma que mantém-se mais focado e consegue atrair apenas os que partilham a mesma ideia e o mesmo pensamento.

Ainda neste tópico vale a pena relembrar que o uso de pontuação gráfica é desnecessária. O Ç não é usado por toda a gente e numa tecnologia de indexação não faz a diferença necessária.

Junte-se à hashtag da moda, não tente transformismos
A recente polémica de racismo contra um jogador do Barcelona levou à criação de uma campanha nas redes sociais que ficou conhecida como #somostodosmacacos. Orquestrada ou não, a hashtag teve grande impacto. Se se quisesse juntar ao movimento antirracismo, então #somostodosmacacos era a sua porta de entrada.

Se experimentasse por exemplo #BananaAgainstRacism – bananas contra o racismo – já se estaria a colocar à margem da discussão global que estaria a acontecer e possivelmente apenas faria parte de um fluxo de informação mais reduzido.

Se quiser ajudar na evolução de uma hashtag relativamente a um tema, use primeiro a original e coloque depois a sua criação para ver se pega nas restantes pessoas.

Use as hashtags para perceber o que dizem as pessoas sobre um tema
Não se trata apenas de usar as hashtags num texto, trata-se da possibilidade de ver tudo o que todos os outros estão a dizer sobre isso. Com esta pesquisa rápida pode direcionar melhor e fazer um uso mais original da palavra-chave do texto.

Hashtags de acordo com a sua imagem
Este conselho é mais para marcas e empresas. Se são uma organização de defesa do ambiente, por exemplo, é mais correto o uso da hashtag #ecologia do que #poluicao; é mais aconselhável o uso de #reciclagem do que #lixo. Apesar de os termos estarem relacionados, uns transmitem uma imagem mais positiva do que os outros.

Evite também o uso de hashtags que tenham uma forte carga negativa como #spam, #malware ou termos do género mas que pertençam a diferentes áreas de trabalho.

Imagine ainda uma organização feminina que publicou um artigo com uma imagem de um protesto em que as mulheres estão nuas. #Protest, #women e #equalty são termos que devem ser usados e não #tits ou #naked – assim estará a indexar também conteúdos para adultos que nada têm a ver com a causa.

Seja coerente e multiplataforma
Se tem uma estratégia definida para várias redes sociais então deve fazer uma aposta multiplataforma. Se abriu um negócio de cupcakes chamado Sugar HD, então use a hashtag #sugarHD no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

E seja realista. Não é por criar uma hashtag nova e diferenciadora que a mesma vai-se tornar viral. Por agora. Se mantiver a tal coerência no futuro o valor da marca e a aposta neste marketing focado vão trazer os frutos no longo termo.

Não tenha medo de outros hashtags
Vai participar numa feira de cupcakes e o hashtag que está na moda é #iHateSugar. Não fique assustado e não deixe de tirar proveito disto. Use a palavra para atrair a atenção das pessoas e para mostrar, por exemplo, que o seu bolo tem uma dose de açúcar ideal para quem está prestes a enfrentar uma tarde de exercício.

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Questão final: devo ou não usar hashtags? E como seria de esperar a resposta é: depende. Se querem criar valor, atrair novos olhares para as vossas publicações ou querem simplesmente fazer parte de uma conversa maior, então sim. Se apenas identificam as palavras por capricho ou por descarga de consciência e não procuram qualquer tipo de valor acrescentado, então não vale a pena estar a gastar a tecla 3 do teclado.

Os leitores podem ainda consultar os conselhos deixados pelo próprio Twitter e Instagramsobre o uso de hashtags nas redes sociais. Há um claro pendor para a exploração destas palavras-chave a nível de marketing, mas o mesmo não implica que não possa usar esta estratégia para cativar os seus amigos na rede. 

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