quarta-feira, 7 de maio de 2014

Amazon já deixa fazer compras de artigos através do Twitter... como funciona


O funcionamento é simples e apenas requer o uso de hashtags.

Amazon já deixa fazer compras de artigos através do Twitter
Chama-se AmazonCart e é o mais recente serviço a ser anunciado pela Amazon. Basicamente, a retalhista online passa a permitir a compra de produtos através da rede de microblogging Twitter.
O funcionamento é bastante simples: cada vez que o utilizador vir um tweet que contenha o link de um produto da Amazon, bastará responder com a hashtag #AmazonCart para a versão americana, ou com a hashtag #AmazonBasket para a versão inglesa, para que o produto seja automaticamente adicionado ao carrinho de compras.
Após isso, o utilizador irá receber uma resposta do Twitter e um email a dar conta desse facto. Para que tudo isto funcione, o utilizador precisa de ligar a sua conta do Twitter à conta da Amazon.
Como é óbvio, este processo não envolve qualquer tipo de transação. Ou seja, os utilizadores terão de visitar o site da Amazon de modo a completar com sucesso a compra do produto desejado.

Mais.... como fazer

A Amazon lançou, na segunda-feira (5), uma nova funcionalidade de compra chamada #Amazoncart, que permite que os usuários adicionem produtos ao seu carrinho na loja a partir do Twitter, somente utilizando a hashtag. A novidade está disponível para as lojas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

#AmazonCart serviço de compras pelo Twitter da Amazon, em detalhes (Foto: Reprodução/Amazon)#AmazonCart serviço de compras pelo Twitter da Amazon, em detalhes (Foto: Reprodução/Amazon)



Para isso, é preciso sincronizar a conta do microblog com a da loja, nas configurações de redes sociais em "Your Social Settings". Depois, é só responder qualquer tuíte que tenha um link do produto do site com a hashtag #AmazonCart. Não é preciso que o link tenha sido publicado pelos perfis da Amazon.

O usuário recebe um e-mail e um tuíte (reply) da Amazon confirmando a realização do seu pedido. Obviamente, o recurso não tem como finalizar a compra de forma automática. Simplesmente ele salva a informação no carrinho para que o usuário encerre a aquisição depois, já pelo próprio site da rede de e-commerce, informando senha, cartão de crédito e dados de entrega.

Segundo a Amazon, ainda não há previsão da liberação das “compras pelo Twitter” com a hashtag #AmazonCart para lojas localizadas de países como o Brasil. 
Amazon anunciou recurso de compras pelo Twitter (Foto: Reprodução/Twitter) (Foto: Amazon anunciou recurso de compras pelo Twitter (Foto: Reprodução/Twitter))Amazon anunciou recurso de compras pelo Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)


A Amazon tem lojas localizadas para várias regiões. No Brasil, por enquanto, as vendas estão focadas em e-books e seus e-readers, o famoso Kindle. Entretanto, brasileiros que tem conta nas lojas para o Reino Unido ou Estados Unidos podem cadastrar seu perfil de microblog e testar a compra por Twitter.

Sem comentários:

Enviar um comentário