Durante um jogo do Barcelona, um espetador decidiu atirar uma bananapara o campo, destinada ao brasileiro Daniel Alves. A resposta do jogador, captada em vídeo, está a correr o mundo.
No emotivo campo do futebol, nem sempre impera o fair play... Uma nova moda tem surgido nos campos de futebol europeus, com adeptos a atirarem bananas para os jogadores negros em campo. Este ato racista não é, naturalmente, bem aceite, mas há sempre maneiras elegantes de responder a quem tem pouco fair play.
Que o diga Daniel Alves, lateral-direito do Barcelona, que viu um adepto do Villareal, durante um jogo, atirar-lhe com uma banana, quando ia marcar um canto. A resposta do brasileiro ao aparente ato racista foi... indiferença: pegou na banana e comeu-a descontraidamente, numa atitude bem humorada que está a dar que falar um pouco por todo o planeta.
O vídeo do momento correu o mundo este fim-de-semana, já contando com centenas de milhares de visualizações, partilhas e gostos. O próprio jogador o partilhou há umas horas via Instagram e Facebook, mostrando que sabe lidar com o racismo com bom humor. "Meu pai sempre me falava: come banana que evita cãibra", brincou.
O gesto acabou por dar origem a diversas "hashtags" nos Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter e outras redes, durante o fim-de-semana. A mais utilizada de todas é #somostodosmacacos,hashtag lançada por outro jogador, Neymar, e onde diversas celebridades brasileiras, como Luciano Huck e Michel Teló, e fãs de Dani Alves partilham fotografias suas com bananas, numa mensagem anti-racismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário