sábado, 19 de abril de 2014

Morte de Jobs foi oportunidade para atacar o iPhone para a Samsung



A Samsung é hoje uma das mais fortes empresas no segmento mobile, posição que esgrime desde há vários anos contra a Apple, não só em acesas disputas judiciais mas também no plano do marketing.

Em 2011, um email da Samsung lamentava a onda de destaque dada pela imprensa ao falecimento de Steve Jobs, apelidando o momento de um “benefício não intencional para a Apple” e que empurrou as vendas do iPhone, como reacção em cadeia.



Uma mensagem de email enviada por Michael Pennington, vice-presidente da Samsung, responsável pelo mercado norte-americano, revela que a empresa coreana viu a morte de Steve Jobs, em 2011, como sendo uma boa oportunidade de atacar um mercado dominado pela Apple. “É a melhor oportunidade de atacar o iPhone”, escreveu Pennington, à data do falecimento do CEO da Apple.

Conforme observado numa cópia do documento, Pennington fez os seguintes comentários numa mensagem datada de 7 de Outubro, dois dias após o falecimento de Jobs:

“Infelizmente, a morte de Steve Jobs levou a uma imensa cobertura da imprensa sobre a ‘superioridade’ da Apple e do iPhone, todos criados pelo ‘apaixonado, incansável, perfeccionista’”, refere no email. “O ponto aqui é que há um benefício não intencional para a Apple, já que as mensagens destacam a percepção do consumidor de que os produtos da Apple são superiores[...] Qual consumidor não se iria sentir bem sobre a compra de um dispositivo desenvolvido por essa pessoa?”

“Desculpa continuar a empurrar esta questão, mas eu já vi isso há muito tempo e sei que esta é a nossa melhor oportunidade para atacar o iPhone. Caso não haja consenso sobre a abordagem que inicialmente propus, vou parar de pressionar, mas gostaria de entender melhor a nossa estratégia para que eu me possa alinhar.”



Apple e Samsung estão a travar mais uma guerra de patentes, esta que teve início a 31 de Março. Ambas as empresas estão a acusar-se mutuamente de copiarem características patenteadas para os seus próprios dispositivos móveis.

Pennington é um dos 5 altos quadros da Samsung Estados Unidos para o comércio dos dispositivos móveis, que foi afastado da empresa, ou notificado que iria sair, nos últimos dois meses. Mas, como pode ser lido, houve um forcing de aproveitamento por parte da empresa coreana aquando da morte de Steve Jobs.

Na verdade o mercado não se compadece de quem parte, de quem larga as rédeas do poder comercial, afinal… o dinheiro fala sempre mais alto!

Via | CNet

Sem comentários:

Enviar um comentário