sábado, 5 de abril de 2014

Linux Mint... um óptimo substituto do Windows XP



A próxima terça-feira (8 de Abril) foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).

Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido .

 Linux Mint para quem pretender um bom substituto para o Windows XP.








São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.


Sobre o Linux Mint

A última versão do Linux Mint é a 16. O Linux Mint 16 “Petra” é baseado no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander e é considerada uma das mais bonitas e estáveis distribuições Linux.



Aplicações

Ao nível de aplicações, o Linux Mint disponibiliza tudo o que precisamos. Há aplicações para produtividade, multimédia, Internet, ferramentas de sistema, etc, etc.

Internet

Dentro da categoria Internet, podemos encontrar:
Browser: Firefox
Cliente de mensagens: Pidgin
Cliente de e-mail: Thunderbird
Download de torrents: Transmission
Cliente de IRC: XChat


Produtividade

No menu da produtividade, podemos encontrar a super completa suite de produtividade LibreOffice, que pode facilmente substituir o Microsoft Office da Microsoft.


Ferramentas de edição de imagem

Para edição de imagem, o Mint vem com o poderoso GIMP, que posso facilmente substituir o Paint. Mas está também disponível o LibreOffice Draw, Document Viewer, entre outros.


Áudio e Vídeo

Na categoria do Áudio e vidro, o Mint vem com o melhor aquele que é considerado um dos melhores players de áudio/vídeo… o VLC. Além disso, vem já pré-instalado o Banshee e o Brasero.

Como instalar aplicações?

Instalar aplicações no Mint é a coisa mais simples. Para isso basta executar o Software Manager e procurar pelo que pretende instalar. O Software Manager está organizado por categorias, o que facilita a interacção com o utilizador.


Linha de comandos

Melhor que o MS-DOS só mesmo a shell do Linux. Pouco mais há a dizer sobre a linha de comandos do Linux…


No geral…

Como referido, o Linux Mint é uma das distribuições Linux mais bonitas e estáveis. É baseada no Ubuntu, existindo muita documentação de toda a comunicação. Esta é sem duvida alternativa ao Windows XP, mas há muitas outras

Sem comentários:

Enviar um comentário