segunda-feira, 7 de abril de 2014

Apple sabia em 2013 que não tinha os produtos que os consumidores queriam

O iPhone revolucionou o mercado dos telemóveis e smartphones e definiu aquele que viria a ser o futuro do segmento mobile. Mas a concorrência respondeu de forma tão feroz que obrigou a Apple a pensar.

“Os consumidores querem aquilo que nós não temos”. É esta a frase que inicia um diapositivo usado numa reunião interna da Apple que aconteceu em 2013. Nesse documento é analisado de que forma o mercado dos smartphones estava a evoluir e quais as tendências de consumo das pessoas. E a tecnológica de Cupertino está consciente de que terá que se mexer para continuar a crescer no mercado mobile.

O documento foi revelado parcialmente durante o novo julgamento que opõe a Apple e a Samsung. No diapositivo é dito que entre 2011 e 2012 venderam-se mais 228 milhões de smartphones. Destes, 159 milhões foram vendidos por um preço inferior a 300 dólares, enquanto outros 91 milhões foram vendidos acima dos 300 dólares, mas também com ecrãs acima das quatro polegadas.

“Tudo o resto: 22 milhões” pode ler-se no diapositivo.

Apple Crise

A leitura foi feita em 2013 enquanto a Apple discutia a estratégia para 2014. A apresentação do documento vem aumentar a especulação de que a Apple pode apresentar novos dispositivos este ano em que o tamanho de ecrã pode ser superior às 4,7 polegadas.

No mesmo grupo de documentos, revelado pelo Re/Code, a Apple mostra ainda como a taxa de crescimento do iPhone tem vindo a diminuir ao longo dos trimestres.

A tecnológica faz ainda referência à relação com as operadores, salientando as queixas das políticas pouco amigáveis da empresa, e faz também referência aos smartphones concorrentes. “Os concorrentes melhoraram drasticamente o seu hardware e em alguns casos o seu ecossistema; Gastando quantias 'obsecenas' de dinheiro em publicidade e/ou operadoras/canais de distribuição para ganharem tração [no mercado]”, pode ler-se num outro diapositivo. 


Apple estará com medo do crescimento da concorrência

Mudam-se os tempos, mudam-se as tendências! Como sabemos, a Apple foi eleita a melhor empresa do mundo em Outubro de 2013. Tal sucesso deve-se em grande parte ao próprio sucesso do iPhone, um dispositivo móvel “criado” por Steve Jobs, com um ecrã de reduzidas dimensões e com um valor acima do “normal”.

Mas, documentos internos da Apple revelam que o mercado dos dispositivos móveis com ecrã pequenos está em queda e por essa razão a Apple tem vindo a “seguir a concorrência”.






Recentemente o site Recode publicou um conjunto de informações internas da Apple, após estas terem sido usadas no tribunal que apôs a Apple a Samsung no caso das patentes. De acordo com o publicado, o mercado de vendas de smartphones com ecrãs pequenos tem vindo a decrescer e nesse sentido a Apple afirma ter tido necessidade de criar um equipamento “mais barato e com um ecrã maior”.

Além disso, a gigante de Cupertino refere que tem havido grandes desenvolvimentos ao nível do hardware por parte dos seus concorrentes, assim como um crescimento dos próprios ecossistemas. Mas a Apple está também atenta às políticas dos concorrentes que fazem gastos “obscenos” em publicidade para atrair os utilizadores e operadoras .




Competitors have drastically improved their hardware and in some cases their ecosystems; “spending ‘obscene’ amounts of money on advertising and/or carrier channel to gain traction

Num último slide publicado durante uma sessão em tribunal, a Apple refere que “os utilizadores querem o que não temos”, referindo-se especificamente ao segmento dos smartphones baratos.



Ao contrário do que foi “pensado” por Jobs, a Apple vê-se agora obrigada a seguir as tendências actuais do mercado, apostando em equipamentos maiores mas ao mesmo tempo mais baratos para não perder o estatuto de melhor empresa do mundo.

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