Modelo foi desenvolvido com tecnologia que promete dificultar trabalho dos falsificadores
Os tradicionais britânicos estão para mudar sua moeda de £ 1 depois de 30 anos sem alterações. O novo padrão anunciado hoje pelo Chanceler do Tesouro Britânico, George Osbourne, possui formato dodecagonal, lembrando a threepence, modelo que circulou em vários países da Grã-Bretanha dos anos 30 aos anos 70.
A Casa da Moeda britânica (The Royal Mint) diz que 45 milhões de moedas de £ 1 que estão em circulação são falsificadas, 3% do total de todas as moedas desse valor existentes no país. Afirmando que esse novo modelo é o mais seguro do mundo, Osbourne acredita que por ter se tornado vulnerável demais para sistemas sofisticados de falsificação, a moeda atual já não é mais adequada.
Para ele, a implementação do novo formato aumentará substancialmente a dificuldade de cópias ilegais, devido aos seus 12 lados e aos dois tipos de metal utilizados em sua fabricação. Além disso, a moeda também contará com o Sistema de Segurança de Identificação Integrada (iSIS), tecnologia desenvolvida pelo The Royal Mint para tornar todo o ciclo de circulação de moedas mais seguro.
Apesar de divulgado hoje, o próximo modelo — que apesar de apresentar múltiplas vantagens possui custo de produção menor que o formato atual — só entrará em circulação em 2017. A imagem da Rainha Elizabeth II de perfil estampa o lado “cara” da moeda.
Sem comentários:
Enviar um comentário