Uma campanha eleitoral feita por uma lista da Universidade de Coimbra, sobre a xenofobia praticada contra os estudantes brasileiros, tornou-se viral na internet. A Lista R – Reset à ACC [Associação Académica de Coimbra] falou ao site Opera Mundi sobre as fotografias, afirmando que o preconceito contra estudantes é uma realidade.
A campanha eleitoral de uma lista estudantil de Coimbra incluía a denúncia do preconceito contra os brasileiros na Universidade da cidade. No âmbito desta campanha foram feitos cartazes com testemunhos de vários exemplos de agressão verbal e física sentida por estudantes brasileiros.
A lista em questão (Lista R – Reset à AAC) falou ao site Opera Mundi, lamentando a descontextualização da campanha, que andou a circular pelas redes sociais como um movimento independente.
No entanto, os estudantes responsáveis pela Lista R – Reset à AAC confirmam a existência de casos de xenofobia contra estudantes estrangeiros, brasileiros e de outras nacionalidades.
“Queremos melhorar o ambiente da Universidade de Coimbra para os atuais e futuros estudantes, sendo eles portugueses ou brasileiros, e isso só se faz quando os problemas são realmente expostos e tratados, não quando se finge que não acontecem”, esclarece a lista.
Sem comentários:
Enviar um comentário