Cody Wilson, 26 anos, foi notícia quando ele enviou planos para o libertador - uma arma 3D. Tem sido baixado 100.000 vezes
Almoçando com a pessoa mais perigosa 14 ª no mundo é menos assustador do que você imagina. A menos que você acontecer de ter um medo mórbido de barbas hipster, Cody Wilson, a boa aparência de 26 anos de idade, que se mistura com a multidão no café leste de Londres, onde eu me encontro com ele, não atacar imediatamente o medo no coração.
Ele conversa fora com a empregada, discutindo as possibilidades antes de encomendar mais badalado sanduíche leste de Londres - o hambúrguer de carne de porco - e tem uma maneira descontraída, amável. Ele é, francamente, tão ameaçadora como um barista. Um barista que aconteceu em um método espetacular de matar pessoas.
No ano passado, Wired o incluiu em sua lista das pessoas mais mortais do planeta , ao lado de Qassem Suleimani, comandante das forças especiais do Irã, eo ex-presidente egípcio Mohamed Morsi, embora a notoriedade de Wilson não tem a ver com os abusos e assassinatos de direitos humanos. É para fazer upload de um pouco de software. Um pouco de software que poderia desencadear um novo mundo: aquele em que qualquer um pode baixar um conjunto de projetos e imprimir sua própria arma em casa.
Wilson foi notícia quando ele revelou os planos para o Libertador em 2012, mas em maio do ano passado, ele foi um passo além: ele disparou-lo com sucesso, e carregou os planos para o seu site, Defesa Distribuído . Dois dias depois, o departamento de Estado dos EUA removido-los, mas por essa altura tinham sido baixado 100 mil vezes.Este é um gato que está bem e verdadeiramente fora do saco. A arma 3D está connosco, quer queiramos ou não.
Principalmente não, eu diria. É uma arma. Ele funciona. E qualquer porca com acesso a uma impressora 3D pode imprimir um na privacidade de seu quarto e depois ... bem, você começa o retrato. Os planos incluem uma haste de metal para que ele vai aparecer em um scanner de raio-x, mas é o trabalho de momentos para removê-lo. E embora seja um argumento que tem uma ressonância diferente em os EUA, onde qualquer referida porca pode simplesmente sair e comprar uma arma em uma loja, e os direitos de nozes para ir e comprar essas armas está consagrado na Constituição, mesmo não , causou ondas de choque. Na Grã-Bretanha, onde esperamos que nossos ladrões carregam nada mais do que um pau grande e armar nossos policiais nesse sentido, é uma potencial revolução social que nenhum de nós pediu.
Mas então, que geralmente é o caminho com as revoluções sociais.Ouvindo o rádio, pouco antes de sair para conhecer Wilson, eu ouço um boletim que inclui a notícia de que o Ministério do Interior atualiza suas normas de armas de fogo para deixar claro que é ilegal a fabricar, vender, comprar ou possuir 3D impresso armas.
"Sério?" diz Wilson. "Eu não sei nada sobre isso." A legislação em torno armas 3D está se movendo tão rápido que não parece mesmo que ele está mantendo-se com ele. Segue-se uma notícia que uma batida policial em Manchester descobriram que a polícia acredita ser primeiras partes de armas impresso-3D do país. Eles não eram , descobriu-se, e já temos muitas leis que cobrem armas, 3D ou de outra forma, mas é uma medida de quão assustador consideramos a tecnologia, e como sério que está sendo tomado, que este é antes um único tiro impresso-3D foi demitido com raiva.
Embora, talvez seja apenas uma questão de tempo. A tecnologia está lá.Centenas de milhares de pessoas já baixaram as plantas. E enquanto o libertador é feito de plástico e explodiu quando o FBI tentou testá-lo, uma empresa texana tem feito com sucesso uma versão de metal
Eu tenho e-mail Wilson por meses, e finalmente nos encontramos enquanto ele visitar a Grã-Bretanha e nós conversamos por alguns minutos sobre o que ele vem fazendo - pegar um prémio de design, falando em uma conferência, sendo seguido por cerca de uma equipe de documentário, falando para as editoras. Então, antes que eu possa me parar, eu pergunto-lhe a pergunta que, eventualmente, todos lhe pergunta: o que acontece quando alguém transfere seu projeto, imprime-o e mata alguém? Quando uma criança é baleado com um libertador?
Ele tropeça um pouco e, em seguida, diz: "Bem, eu quero dizer, nós temos que triturando-o em ... Quero dizer, é um hipotético ... As pessoas me perguntam o tempo todo ..."
Não, mas como é que ele reagiu?
"Quero reservar um espaço para o humano. Espero que eu iria reagir humanamente. E eu espero que isso me afetaria. Mas será que me levam a pedir desculpas para o que foi feito? E eu apelo de volta às discussões padrão de respeito pelas liberdades civis . que é que isso significa? Significa que as pessoas vão abusar desses direitos. Mas o que isso significa, como uma característica estrutural, de ter acesso a armas militares como uma sociedade? eu não estou tentando escova-lo, mas isso significa aceitar as pessoas vão abusar de suas liberdades, mas é por isso que eles merecem proteção. Se ninguém vai abusar de uma arma, que não seria um valor correto de proteção. Caso ninguém ia fazer um discurso, não precisaríamos de defender o princípio da liberdade de expressão. A mesma coisa com o direito à inviolabilidade de seus bens ".
O problema com o argumento de Wilson é que é que é um argumento, um que você pode formular na sexta-form sociedade debater. E, por outro lado, não seria uma pessoa morta. Sua mãe, talvez. Ou o seu filho, que, se não tivesse sido por Wilson, e seu desejo de ultrapassar os limites da internet liberdade mais, ainda estaria vivo. Mas eu não posso passar a este ponto.
"Você está me perguntando como eu me sentiria? Se alguém atirou um garoto com um libertador? Eu acho que eu me sentiria mal. Seria ruim. Ele se tornou todo este evento. Tenho certeza de que eu teria que esta afundando sentimento, 'Oh meu Deus, eles vão fazer um grande circo de fora. "
Er, como, sim! Mas, então, não é a projeção de conseqüências um dos aspectos-chave da inteligência humana, digo eu. Você olha para o que o potencial mau resultado de uma ação e, em seguida, você não fazê-lo?
"Eu acho que esse é o lugar onde ele se torna um pouco ... não hipócrita É como com. Rota da Seda É fácil acusar amadores de desencadear o inferno na terra, certo Mas nós literalmente vivemos agora -.? talvez eu só vou referir-se a os EUA - mas há pessoas puxando as alavancas que operam o maior programa de terrorista na história do mundo E eu não me refiro apenas a coisa de vigilância, ou guerra Mas eles estão executando os braços em batalhas de proxy toda a terra que.. estão matando pessoas todos os dias. Isso não é algo que deve ser deixado de fora da discussão. Assim como, 'Oh Cody Wilson, você amadores em suas garagens, olha o que você está fazendo. " Mas, eu acho que tem que ser na discussão. O procurador-geral que tem sido tão bem sobre empurrando esta proibição de minhas armas é acusado de encobrir a execução de rifles de assalto grau militares reais no México. Tenho certeza de que ele tinha dizer: 'Bem, o fardo do homem branco. Nós temos que tornar o mundo seguro para a democracia. " Mas eles estão matando milhões de pessoas ".
Como uma introdução à política libertários e visão de mundo de Cody Wilson, a conversa não é um mau primer. Ele não é um bad boy ingênua que pensei que seria uma risada para fazer uma arma. Ele é um auto-intitulado "cripto-anarquista". Ele cita Foucault. Sua alça é Twitter @ Radomysisky , que era o nome verdadeiro de Zinoviev, o revolucionário russo julgado e executado no início dos expurgos. Ele tem um gosto do século 19 por ideologias e teorias. Seu herói é Pierre-Joseph Proudhon, um francês que, ele afirma, é o "pai do anarquismo", e foi o primeiro a declarar que a propriedade é um roubo. E ele acredita que o Libertador será um mecanismo de redistribuição radical do poder.
Ele era um estudante de direito quando ele co-fundou Defesa Distribuída. É uma organização que se descreve como "um desenvolvedor de software sem fins lucrativos e editora dedicada a golpear as raízes de todos monopolismo estatista". Sua missão é "radicalizar nativos digitais" por "emprego de filosofia política, ativismo e tecnologia ... para subverter a arquitetura física e digitais de opressão em nome do público."
O que ele não é é um pouco solitário manchado que sonhou tudo isso em seu quarto, porque ele não poderia ter uma namorada. Ele era presidente de classe de seu presidente de escola, classe de sua universidade, ele teve ofertas de escolas de direito da Ivy League. Ele não é ainda muito de um geek. Ele não escreveu o software, ele anunciou-o como uma meta, altura em que a empresa, Stratasys, que ele arrendou a sua impressora 3D, exigiu seu retorno , ea luta que se seguiu criou manchetes que levaram para os desenvolvedores e engenheiros reunidos para sua causa .
Ele é um defensor articulado de uma nova subcultura influente. Bem vindo ao mundo dos libertários techno, uma ideologia baseada na convergência de política libertária e uma web livre e aberta. O garoto-propaganda é Peter Thiel, o bilionário co-fundador do PayPal, e um financiador de causas que vão desde a pagar os jovens a não ir para a faculdade, para Seasteading , um Estado-nação flutuante offshore. Sua casa espiritual é o Vale do Silício, mas, como a internet, que é distribuída por toda parte, um, bem financiada nova ideologia política cada vez mais visível.
É também por muitas pessoas, liberais como eu, uma convergência bastante desconfortável. Porque é uma coisa para ser pró-Edward Snowden, privacidade pró-internet, pro-o movimento de código aberto. E outra é ser pró a liberdade para imprimir sua própria arma de assalto. E é esse desconforto que Cody Wilson está festejando dentro
"Havia um monte de comentários sobre Reddit direito quando o governo nos calar", diz Wilson. "Reddit é normalmente anti-gun, por sinal. Ele é jovem e está à esquerda. E eles estavam dizendo, 'Merda! Estou tendo que escolher entre um mundo de armas e um mundo da internet conseguiu! E eu não vou desistir da internet, assim, portanto, armas! Ele forçou a decisão. "
Na verdade, as questões que levantam armas 3D são mais complicadas, sofisticado e, finalmente, incognoscível do que pode parecer à primeira vista. Wilson e Defesa Distribuído estão pressionando as margens da internet, as margens de liberdade, de que as ramificações dessa tecnologia vai significar. E é impossível saber. A tecnologia está mudando nossa relação com tudo. O futuro, uma vez que um lugar distante do controle da mente e replicantes, está trovejando atrás de nós em nosso espelho retrovisor. E ele está certo: ele não poderia ser mais político.
Apesar de ser anti-governo, anti-regras e proibições do Estado-nação, Wilson também é política anti-tradicionais. O Libertador surgiu, ele me diz, porque ele e seu amigo Ben "eram ambos nesta atitude transpolítica".
Isso o quê?
"OK, então às vezes é chamado de pós-política", diz Wilson. "É apenas a sua ideia de que há esse consenso ocidental sobre o que é a democracia, o que é o capitalismo liberal. E cada vez mais todas as questões que poderiam ter sido as questões tradicionalmente políticos, que podemos brigar, foram relegados para a esfera administrativa ... para que eu pudesse passar toda a minha carreira se tornar um membro de algum segmento do governo gritar tão duro quanto eu podia por muitos anos fazer uma carreira. Ou eu poderia escrever software que explode totalmente o paradigma, certo? Nós estamos tão insatisfeitos em participar na política tradicional, que estamos à procura de outros tipos de projetos que ainda estão intrinsecamente político e contestar o que pode ser feito em termos políticos ".
E então eles achavam da arma.
Por um lado, Wilson tem o ar um pouco irritante de ser o menino mais inteligente da classe. Ou pelo menos o único que gosta de mostrar as suas credenciais intelectuais da maioria. Ele está confiante e especialista em expor uma teoria, mesmo quando a teoria é lixo. Ele poderia, sinceramente, fazer um político muito eficaz. Mas por outro lado ... bem, ele está certo. O que ele fez é mais poderoso e levanta questões políticas mais fundamentais do que qualquer político, nos últimos tempos.
É chamado o Libertador depois que as forças norte-americanas de armas concebidas para distribuir aos membros da resistência em países ocupados durante a segunda guerra mundial. O objetivo não era o que a arma poderia fazer, per se. Era uma, única arma tiro bruto produzido em massa. Mas o que poderia inspirar: o medo. Que qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento, poderia estar carregando um libertador. E que os nazistas teria que viver com esse conhecimento.
Seu objetivo (embora o plano nunca foi posto em ação) foi de virar o poder dinâmico entre ocupante e ocupado. E Wilson acredita que o Libertador vai minar o poder do governo e democratizar radicalmente tudo e transformar as relações entre os indivíduos eo Estado.
Wilson acredita que esta, assim como ele acredita que bitcoin , moeda de criptografia, pode atrapalhar funções económicas dos governos, incluindo a sua capacidade de aumentar os impostos, o que é por isso que ele está desenvolvendo algo chamado escuro Wallet, um meio seguro de armazenamento e envio da moeda.
Ele também acredita que pode haver problemas pela frente. Quando pergunto a ele, no final da entrevista, sobre seus planos para o futuro, ele diz: "Estou com medo de que eu vou ser forçado a se envolver em algo que eu não quero ser contratado dentro" O quê? Eu digo. Como uma carreira?
"Não, como um caso legal ou algo assim. Eu não quero ser processado como um criminoso para algumas das coisas que eu fiz ou vai fazer. E eu tenho medo que o meu governo é um pouco ciumento. Eu puder nem mesmo ficar lá por muito tempo. É uma coisa ... mas uma vez que você começar a brincar com o seu dinheiro ... "
Ele não terminou a frase. Mas então ele não precisa. Há manchetes bastante lá fora, o que fazer: é Cody Wilson um terrorista? Embora o meu favorito é aquele que pergunta: " Cody Wilson:. trolls, gênio, patriota, provocador, anarquista, atenção prostituta, porca arma ou Segunda Emenda campeão " "? Ou b) todas as anteriores" Embora ele poderia ter acrescentado,
Não era óbvio que Cody Wilson iria se tornar mais recente rei rebelde filósofo da internet. No entanto, ele está desfrutando seus dividendos: prémios, reconhecimento, uma certa notoriedade na moda, e, desde o mês passado, um livro muito $ 250,000 .
Seu pai é um advogado e sua mãe trabalhava em seguros, até que ela entrou no negócio com o pai. E ele cresceu fora de Little Rock, Arkansas. Sua irmã, Cheyenne, é uma enfermeira. "Nós estávamos em homenagem a cidades ocidentais em Wyoming. Cody e Cheyenne são tipo como ... eu não sei." E ele ri.
O quê?
"Cody e Cheyenne são como destino manifesto da América. Minha mãe escolheu um tema, eu acho, embora eu não sei se ela estava consciente disso."
O tema, ao que parece, não foi tão longe. Quando eu olhar para cima Cody a cidade, eu descobrir que foi nomeado após William Frederick Cody, ou Buffalo Bill. E há um toque de Buffalo Billness de Wilson, uma parte sertanejo, para duas partes de showman. Embora levanta a questão de que, daqui a 100 anos, vamos fazer de aventureiros da internet cowboy início?
A maioria dos cowboys não começar a faculdade de direito embora.Wilson parafusos o rosto como se estivesse tentando se lembrar de quando eu lhe pergunto o que suas ambições eram antes de a arma 3D nasceu. "Eu estava interessado em se tornar um juiz. Gosto do todo do velho mundo, a lei comum corte liberal mentalidade. Gosto de jurisprudência como um campo de investigação e prática. Pensei que talvez eu ia trabalhar como COO [chief operating officer] ou tornar-se um advogado. " Então o que seus pais fazem desta transição, eu digo. Do juiz ou COO para o cara arma na TV?
"Eles obtê-lo", diz ele. "Eu tinha confessado minha política, quando eu estava na faculdade, eu disse: '.. Olha, eu não acho que eu sou apenas um libertário Ron Paul Você poderia chamá-lo ... o anarquismo. E minha mãe era como, 'Só não diga a sua avó. "
Se ela assiste CNN que ela poderia ter pego em agora que seu neto não é apenas o cara arma fora TV, ele também é um "cripto-anarquista", o que, suponho, em Little Rock não é o que você sonha seu pequeno menino vai crescer e se tornar. Parece uma daquelas palavras inventadas que as pessoas que gostam de usar camisetas com palavras nelas pode usar para impressionar você, mas acontece que é o título de um manifesto 1988 por Tim de maio , um engenheiro eletrônico da Intel em sua primeiros anos, e um membro fundador do que ele Cypherpunk movimento, a crença de que a criptografia forte vai provocar uma mudança social.
"A tecnologia informática está à beira de fornecer a capacidade de indivíduos e grupos para se comunicar e interagir uns com os outros de forma totalmente anônima", começa o manifesto. "As interações em redes será indetectável, via extensa reencaminhamento de pacotes criptografados ... estes desenvolvimentos irão alterar completamente a natureza da regulamentação governamental, a capacidade de tributar e controlar as interações económicas, a capacidade de manter a informação em segredo, e até mesmo alterar a natureza da confiança e reputação. "
Então, eu vou ceder. Não parece que implausível agora. Talvez Cody Wilson é um cripto-anarquista. E talvez nós não temos nenhuma ideia do que isso pode significar.
Sem comentários:
Enviar um comentário