segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Net.mede... uma ferramenta que permite ao utilizador medir a velocidade da Internet. Já conta com 115 mil visitas num mês

 Novo medidor de velocidade da net com 115 mil visitas num mês
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) criou o Net.mede, uma ferramenta que permite ao utilizador medir a velocidade da Internet que utiliza, podendo assim compará-la com aquela que contratou. No primeiro mês de funcionamento recebeu 115 mil visitas, conta o Público.

Novo medidor de velocidade da net com 115 mil visitas num mês


O Net.mede é um medidor de velocidade da Internet lançado pela Anacom.

“Tornar o mercado mais transparente” e “permitir aos clientes efetuarem melhores escolhas” são os objetivos desta ferramenta, explicou a presidente da Anacom, Fátima Barros, em Dezembro.
No primeiro mês de funcionamento, o Net.mede recebeu 115 mil visitas. Uma média de quase quatro mil visitas diárias, tendo sido analisadas 416 mil páginas, com um tempo médio por visita de 3,35 minutos.
Para que a comparação entre a velocidade real e a velocidade prestada pelo fornecedor contratado, a Anacom aconselha a que os testes sejam feitos em vários dias e horas diferentes.

A ANACOM disponibiliza ao público o NET.mede, um serviço que permite aos consumidores testarem a velocidade da sua ligação à Internet. O NET.mede permite aos utilizadores de Internet compararem a velocidade obtida com a velocidade máxima contratada junto do prestador de serviço. O teste dá informação sobre as velocidades de download e upload e sobre o delay da ligação do utilizador.
O NET.mede permite também fazer o teste de traffic shaping, mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de Internet, através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratadas. Basta escolher o protocolo a testar - BitTorrent eFlash Video - e verificar se há ou não indícios de traffic shaping na ligação.
A ferramenta possibilita ainda a consulta e exportação dos resultados dos testes.
Aceda através de www.netmede.pt ou do Portal do Consumidor da ANACOM.
Veja ainda o filme de apresentação desta ferramenta.
Consulte:

Sem comentários:

Enviar um comentário