Sábado marcou um ano desde a morte do ativista internet Aaron Swartz.O jogador de 26 anos de idade, que foi um dos construtores do Reddit,suicidou-se em Nova York na sexta-feira 11 de janeiro de 2013 .
No momento da sua morte, Swartz estava enfrentando julgamento por acusações de pirataria decorrentes da transferência de milhões de documentos do grupo de pesquisa on-line JSTOR. Ele enfrentou até 50 anos de prisão.
No sábado, a home page do Instituto de Tecnologia de Massachusettsfoi cortado, supostamente pelo grupo Anonymous . No ano passado, a família de Swartz acusa o MIT e promotores públicos de serem cúmplices em sua morte.
Os hackers deixaram uma mensagem no site que dizia: "O dia em que lutar para trás." O site foi mais tarde indisponíveis. O site do MIT foi atacada por Anonymous ano passado .
O autor e blogueiro Cory Doctorow, que há um ano publicou um longo tributo a Swartz ., foi um de uma série de escritores para marcar aniversário de sábado Escrevendo em seu site boingboing.net , Doctorow disse: "Eu estou sentindo bastante desesperado sobre o futuro ultimamente, e eu acho que muito do que tem sido impulsionada pelo iminente aniversário da morte de Aaron. Os últimos dois anos foram duros.
"Aaron tinha um dom para identificar os problemas que importavam, mapeando uma teoria da mudança, e, em seguida, tomando-o, passo a passo. Essa abordagem permitiu-lhe assumir os desafios que muitas pessoas, a maioria das pessoas, que descartam como impossível ".
O acadêmico e autor Lawrence Lessig está liderando uma marcha de protesto em memória de Swartz . Os manifestantes partiram no sábado, com o objetivo de atravessar New Hampshire, o estado que irá sediar a primeira primária da eleição presidencial de 2016, para promover uma campanha contra "o sistema da corrupção em Washington" .
Em um artigo para o Atlântico, Lessig escreveu: "Há um ano amanhã, Aaron Swartz esquerda. Ele havia enrolado todos nós, nos apontou em um milhão de direções, estávamos todos trabalhando tão duro quanto pudéssemos, mover as coisas para a frente. E então ele se foi. "
Swartz morreu cinco meses antes Edward Snowden, um ex-empreiteiro da Agência de Segurança Nacional, divulgou detalhes das atividades da Agência Nacional de Vigilância nacionais e estrangeiros com o Guardian e outros meios de comunicação . No sábado, o Huffington Post publicou um clipe de um futuro documentário sobre Swartz , próprio Menino da Internet , na qual ele fala sobre sua visão da ANS e suas práticas.
The Huffington Post citou Swartz como dizendo: "É chocante pensar que a prestação de contas é tão frouxa que não tem sequer uma espécie de estatísticas básicas sobre quão grande é o programa de espionagem é Se a resposta é, 'Oh, nós somos. espionando tanta gente que não pode mesmo contar-los ", então isso é uma enorme quantidade de pessoas."
Documentos vazados por Snowden divulgados coleção dos registros telefónicos de milhões de americanos da NSA .
Em boingboing.net, Doctorow acrescentou: "É preciso um espírito humano enorme de olhar para as falhas das instituições ao nosso redor - a partir da quebra de cheques governamentais e contrapesos para sua guerra contra denunciantes à influência corporativa tremendo na elaboração de políticas anti-usuário - e não desespero. Aaron nos ensinou que não devemos.
"Ele inspirou as pessoas a assumir grandes desafios não por otimismo imprudente, mas porque acreditava que, se podemos ver a mudança que queremos no mundo, que são poderosos o suficiente para fazer isso acontecer. De Lawrence Lessig marchando através de New Hampshire para combater a corrupção na política, para grupos de interesse público que se unem para um dia de ação contra a NSA de espionagem, que legado vive. "
Sem comentários:
Enviar um comentário