Nos próximos meses, as lojas da especialidade vão ser invadidas por uma nova geração de gadgets e dispositivos de eletrónica. Veja aqui como o CES de 2014 transformou o panorama das tecnologias.
Um dia não muito longínquo, será assim: o Senhor X chega a casa, pega no telemóvel montado com componentes à medida das suas necessidades e liga-o a um auricular que funciona como assistente pessoal; depois pega no comando, ajusta a curvatura do televisor, e em seguida, liga um PC de jogos, também ele modular e com componentes à medida das necessidades e da disponibilidade da carteira, para se recriar com um título que acaba ser lançado.
Quando se farta de jogar, o Senhor X volta a pegar no telemóvel para comandar um robô saltitante em manobras acrobáticas pela casa; pouco depois, é a vez do auricular que também é assistente pessoal o lembrar de um trabalho que tem de concluir no seucomputador de ecrã 4K.
Abeira-se do computador de trabalho e descobre numa loja de ficheiros de modelos 3Duma maquete que pode dar jeito para completar um projeto de arquitetura em que está a trabalhar. Descarrega o modelo, e em seguida, transforma-o em objeto real através da sua impressora 3D.
Terminada esta tarefa, desliga toda a parafernália para evitar desperdício de energia e dinheiro, sai de casa e encaminha-se para o seu automóvel híbrido que alterna uso de combustíveis fósseis com painéis solares e dirige-se para o local onde o seu mais recente projeto vai ser construído.
Consigo leva não só a maquete que acabou de imprimir, como também um tablet todo-o-terreno que será o mais indicado para o uso em ambientes de obras. Para o caso de ser necessário fazer uma apresentação, o Senhor X leva ainda um projetor ultraportátilacabado de estrear.
Enquanto guia, lembra-se da consola que corre um sistema operativo da família Linuxque prometeu oferecer ao filho caso tivesse boas notas, e admite passar por uma loja para comprar um telemóvel de baixo custo, que uma marca conhecida acaba de anunciar, para oferecer no aniversário da mulher. Há ainda uma outra alternativa para prenda de aniversário da Senhora X: a compra da box de TV criada em Portugal que ganhou uma menção honrosa numa prestigiada feira de tecnologias.
Passados alguns minutos de condução, encontra-se com o empreiteiro no local em que vai ser construído o seu mais recebte projeto e, passadas duas horas, sela o negócio da forma mais inovadora que a humanidade criou para se conectar: um aperto de mão.
Pode parecer futurismo – mas quase todas estas máquinas estarão disponíveis nas lojas da especialidade durante 2014. E só mesmo os limites orçamentais de uma família média poderão impedir a compra de todos os gadgets referidos nesta descrição imaginária de um dia na vida do famoso Senhor X.
Todas estas máquinas têm ainda uma característica em comum: foram apresentadas no Consumer Electronic Show (CES), que se realizou entre 7 e 10 de janeiro em Las Vegas.
Sem comentários:
Enviar um comentário