A família Galaxy só faz crescer, a Samsung apresentou na segunda-feira (6) os Galaxy Note Pro e Galaxy Tab Pro, dois novos tablets, dessa vez com tela digna de notebook: 12,2 polegadas. Testar os aparelhos durante a CES 2014, feira de tecnologia que acontece nesta semana em Las Vegas, Estados Unidos, e traz o veredicto.
A linha Pro é dúbia: grande demais para um tablet, mas falta teclado para brincar de ser notebook. Afinal, boa parte dos notebooks de hoje tem entre 12 e 14 polegadas de tela. Em relação à portabilidade, os Pro têm a vantagem do peso, já que são realmente mais leves do que qualquer latptop. Por outro lado, são grandes demais, e parecem ser mais práticos de serem usados dentro de casa ou escritório do que na rua.
Na cor branca, Galaxy Tab Pro com tela de 12,2 polegadas na CES 2014 (Foto: Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Em relação à linha convencional, há a diferença de hardware. Os Pro, tanto Tab quanto Note, contam com um superprocessador quad-core de 2,26 GHz (Snapdragon 800) e 3 GB de RAM. No mundos dos tablets, isso é uma configuração monstro, e o resultado é uma execução de aplicativos extremamente fluida. Como acontece no Galaxy S4, é possível escolher por uma versão octa-core de 1,9 GHz, sem 4G.
Galaxy Note Pro, na cor preta, com vários aplicativos rodando em simultâneo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Fizemos o teste com o recurso multijanelas, que permite rodar até quatro aplicativos simultaneamente no ecrã, e não notamos qualquer sombra de travamento. Para armazenar arquivos, haverá as opções de 32 GB e 64 GB, bom para um tablets, mas insuficiente para quem pretende usá-los como substitutos ao computador.
A gigantesca tela vem acompanhada de uma resolução respeitável, de 2560 x 1600 pixels. A olho nu, sequer conseguimos distinguir os pixels, o que é um bom sinal. Por ser um display Super Clear LCD, os tablets apresentam cores vivas e vibrantes.
De lado, Galaxy Tab Pro com entrada para cartão SIM e microSD na CES 2014 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Ambos os aparelhos rodam o Android 4.4 (KitKat), mas é difícil notá-lo devido à interface bolada pela Samsung para os tablets. Chama-se Magazine UX, e deixa os tablets com jeitão de revista eletrônica. Por aqui, ficamos um pouco confusos com a novidade; talvez seja preciso um pouco mais de tempo para se acostumar com a navegação. A boa notícia é que ao menos o menu de aplicativos permanece intocado.
A diferença entre os aparelhos está, basicamente, na presença da S Pen: o Note tem, o Tab não. Além disso, apenas o Note Pro conta com uma entrada USB. De resto, mesmo o design desses aparelhos é semelhante.
Galaxy Note Pro e o menu de aplicativos do Android, que permanece o mesmo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Não é bem um tablet, mas também não é um notebook. Os Galaxy Note Pro e Galaxy Tab Pro entram para abocanhar um nicho de mercado ainda nebuloso. São aparelhos excelentes, com desempenho impressionante, mas ainda não sabemos exatamente a que vieram. É esperar para ver.
Sem comentários:
Enviar um comentário