O ano de 2013 foi repleto de grandes lançamentos para iPhone, iPod Touch e iPad. Cada vez mais consolidado como uma nova plataforma de games, o iOS contou com grandes jogos, alguns exclusivos. Confira uma lista especial, separada por categoria que engloba o que de melhor saiu, em termos de jogos, para os dispositivos da Apple:
Melhor jogo de tiro e jogo do ano – Deus EX: The Fall
Mesmo toda a experiência multiplayer de Modern Combat 4 não foi capaz de tirar o posto de melhor jogo de tiro de Deus EX: The Fall. O surpreendente jogo da Square-Enix possui gráficos incríveis e modo campanha brilhante, algo que faz falta em muitos jogos de tiro atualmente.
Deus EX: The Fall (Foto: Divulgação)
O alto nível de fidelidade em relação as outras versões de Deus EX para consolas, torna o jogo indispensável para fãs da franquia, ao mesmo tempo que pode ser jogado por quem não conhece nada relacionado ao game.
Melhor jogo de corrida – Real Racing 3
Seguido de perto por Asphalt 8 e 2K Drive, Real Racing 3 domina a App Store quando o assunto é jogos de corrida. O game da Firemint foi lançado no começo do ano e a produtora segurou a primeira posição deste género com suas atualizações mensais, que melhoram cada vez mais a jogabilidade e acrescentam novos carros.
Real Racing 3 (Foto: Divulgação)
O game, que é gratuito, possui um sistema que permite ao jogador usufruir do título sem gastar nada. Além disso, Real Racing 3 traz um dos melhores gráficos para a atual geração de smartphones e tablets.
Melhor jogo de corrida infinita – Meu Malvado Favorito – Minion Rush
Quando se pensava que não se podia evoluir no género “endless running”, ou simplesmente, corrida infinita, a Gameloft presenteou os jogadores com um dos games de sucesso mais rápido da App Store: Meu Malvado Favorito: Minion Rush.
Jogo com os minions foi um dos grandes sucessos de 2013 (Foto: Divulgação)
O jogo traz novidades para o gênero, como gráficos incríveis e a possibilidade de enfrentar inimigos durante as corridas. Com o carisma irresistível dos minions, Meu Malvado Favorito: Minion Rush recebeu até o prêmio BAFTA Kids da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão.
Melhor jogo de Puzzle – Cut The Rope 2
Cut The Rope, sempre foi um conceito genial de puzzle com física. Um pouco longe da jogabilidade de “tentativa e erro” de Angry Birds, o clássico da Zeptolab se reinventou nesta segunda edição. O game agora conta personagens diferentes que adicionam novas jogabilidades.
Cut The Rope 2 (Foto: Divulgação)
O monstrinho verde Om Nom é acompanhado por novas criaturas que irão ajudá-lo em sua tarefa de comer doces. O jogo surpreende por manter o visual 2D com ótima resolução e efeitos visuais interessantes.
Melhor jogo indie – Device 6
Device 6 é um jogo tão diferente e tão magnífico que não poderia ficar de fora da lista dos melhores do ano. Neste game indie, o jogador terá que solucionar um caso lendo um estranho e bizarro livro. Cada palavra ou letra em Device 6 é uma peça para a solução do problema. O jogador navega através de um livro que contém imagens e sons que influenciam no decorrer do game.
Device 6 é um jogo inovador e diferente (Foto: Divulgação)
Apesar de bastante criativo e inovador,ele peca por estar todo em inglês, o que exige uma boa compreensão do idioma. Se curte jogos diferentes como Device 6, poderá se encantar também com games como Papa Sangre II.
Melhor jogo de ação – Oceanhorn
Mesmo que tenha muitos elementos inspirados em Legend of Zelda: Wind Waker, Oceanhorn é um jogo que muitos gamers gostariam de ver em seus smartphones e tablets com iOS. Oceanhorn traz para iPhone e iPad uma experiência muito próxima aos games de aventura para os atuais consolas.
Oceanhorn (Foto: Divulgação)
Mas para quem imagina que Oceanhorn é um clone “sem vergonha”, o game tem nomes de peso da indústria como Nobuo Uematsu. Gráficos incríveis, ótimo desafio, excelentes músicas e todo em português, Oceanhorn vale cada centavo!
Melhor jogo de estratégia – XCOM: Enemy Unknown
XCOM: Enemy Unknown é um jogo de estratégia em tempo real onde o jogador deve deter uma invasão alienígena. O jogo para iOS é o mesmo lançado para Playstation 3 e Xbox 360 anteriormente. A versão para iOS não tem a mesma qualidade gráfica das consolas de impacto sobre a vitória.
XCOM: Enemy Unknown foi muito bem adaptado para telas touch (Foto: Divulgação)
O enredo é outro ponto forte em XCOM. Com um ritmo acelerado, o game leva o jogador a tensão máxima com a necessidade de vencer rapidamente para deter a invasão alienígena.
Melhor RPG – Sorcery! 2
Sorcery é mais um daqueles jogos exclusivos para iOS que surpreendem o jogador. Baseado no clássico game de tabuleiro e, ironicamente, no primeiro jogo de RPG para celulares Java, Sorcery 2 continua a história do primeiro game, brindando o jogador com uma experiência fantástica que simula um jogo de RPG de mesa.
Sorcery! 2 mistura literatura e videogame nos moldes dos RPGs de mesa (Foto: Divulgação)
O game tem um visual único que mescla artes em duas dimensões com elementos 3D, refrescando o género e oferecendo a novos jogadores, a autêntica experiência de role playing, sem clichês. Sorcery! 2 leva o troféu de melhor RPG para iOS de 2013, mas a escolha foi difícil em meio a um ano tão recheado de jogos do género como: Final Fantasy IV, Star Wars: Knights of the Old Republic, Year Walk e muitos outros.
Melhor jogo de plataforma – Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
Jogo praticamente obrigatório para os fãs do género plataforma, Castle of Illusion Starring Mickey Mouse é um dos poucos título de aventura lançados em 2013 para iOS, porém, um dos melhores de todos os tempos.
Clássico do Mega Drive ganha remake para iOS (Foto: Divulgação)
O título é o remake do clássico Castle of Illusion, sucesso originário no Mega Drive. Ele traz novidades, como novos estágios e gráficos remodelados. O game é o mesmo que fora lançado para Playstation 3 e outras consolas, o que só reforça como a plataforma da Apple está bem posicionada quando o assunto são jogos de qualidade.
Melhor jogo de desporto – Fifa 14
O ano de 2013 foi cheio de grandes games de desporto para iOS, mas Fifa 14 leva o caneco pelo excelente conjunto. Conseguindo agradar tanto os jogadores pagantes como os que não querem pagar, o game de futebol da EA está todo em português e possui dois tipos de controles, um mais casual e outro no perfil clássico.
FIFA 14 é indicado tanto para jogadores hardcore, quanto para gamers casuais (Foto: Divulgação)
Graficamente, a evolução não foi tão grande alta em relação ao game anterior, porém há muitos modos novos, como o Ultimate Team. Um dos principais diferenciais de Fifa 14, em relação a outros games de futebol são as atualizações constantes na ficha dos jogadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário