segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Falso vídeo do acidente de Paul Walker é usado para crimes no Facebook

A morte prematura de Paul Walker em um grave acidente de carro na Califórnia está sendo explorada por hackers para espalhar vírus e ganhar dinheiro com pequenos golpes envolvendo cartões de crédito. Segundo equipes do Hot for Security, cibercriminosos têm usado o Facebook para causar estragos.


O ator de 40 anos morreu durante uma colisão em Santa Clarita, nos Estados Unidos. Seu amigo Roger Rodas, de 38 anos, dirigia o veículo e também morreu no local; a cena teria sido impactante.
Posts no Facebook com vídeos da morte de Paul Walker são vírus (Foto: Reprodução/Hot for Security) (Foto: Posts no Facebook com vídeos da morte de Paul Walker são vírus (Foto: Reprodução/Hot for Security))Posts no Facebook com vídeos da morte de Paul Walker são vírus (Foto: Reprodução/Hot for Security)










Apenas dois dias após a tragédia envolvendo o famoso ator da série “Velocidade Furiosa”, posts falsos que prometem mostrar vídeos com imagens do momento da batida e da explosão do Porsche vermelho, assim como do corpo de Walker começaram a se espalhar no Facebook.
Supostos vídeos circulam pelo site de relacionamento com mensagens, como “Assista o terrível acidente de carro de Paul Walker” seguidos de links para sites duvidosos. 
Entretanto, as imagens iniciais (da fotos do post) são as mesmas reproduzidas pela TV, registradas minutos após o acidente, e não durante a colisão.

Segundo instruções do post, os usuários do Facebook são “obrigados” a compartilhar o conteúdo na rede social para, só depois, vê-lo por completo. Após compartilhar, e finalmente conseguir acessar as páginas que teoricamente hospedam os vídeos, o usuário é redirecionado para um download e cai nas garras dos golpistas. 
Suposto vídeo da morte de Paul Walker se espalha na web; entenda o golpe (Foto: Reprodução/Hot For Security)Suposto vídeo da morte de Paul Walker se espalha; entenda o golpe (Foto: Reprodução/Hot For Security)


As páginas solicitam um cadastro gratuito, porém com dados bancários. Entretanto, as imagens não aparecem. Quem fornece os dados como número do cartão, nome, endereço, data de validade e código de segurança pode ter seu cartão de crédito utilizado indevidamente e seu dinheiro roubado.
Golpitsas pedem dados bancários para fazer o download do vídeo (Foto: Reprodução/Hot for Security) (Foto: Golpitsas pedem dados bancários para fazer o download do vídeo (Foto: Reprodução/Hot for Security))Golpitsas pedem dados bancários para fazer o download do vídeo (Foto: Reprodução/Hot for Security)












Esta não é a primeira vez que cibercriminosos se aproveitam da morte de uma celebridade. Casos semelhantes ocorreram em junho de 2009, quando o ícone da música pop, Michael Jackson, também morreu. 


Sendo assim, os usuários devem manter o antivírus e outros softwares atualizados para evitar a infecção do seu sistema operacional e sempre desconfiar de vídeos com imagens exclusivas de acidentes e corpos, além de nunca fornecer dados pessoais a sites duvidosos em troca de algum conteúdo inédito ou exclusivo na rede social.
O ator Paul Walker que faleceu no dia 30 de novembro em um acidente de carro ficou conhecido pelo seu papel na pele de "Brian O’Conner" em "Velocidade  Furiosa". Segundo as autoridades locais, o resgate chegou ainda quando o veículo estava pegando fogo. Mas, após apagarem as chamas, os bombeiros da Califórnia declararam mortas as duas vítimas.

Sem comentários:

Enviar um comentário