Larson-Green, vice-presidente para área de Dispositivos e Estúdios da Microsoft, deixa o aviso: «Temos o Window Phone OS. Temos o Windows RT e temos o Windows completo. Mas não vamos manter os três».
A hora do juízo final para o Windows RT pode chegar em 2014. Pelo menos é o que se pode depreender da intervenção de Larson-Green, vice-presidente para área de Dispositivos e Estúdios da Microsoft, num evento público que não tardou a produzir ecos na imprensa internacional: «Temos o Window Phone OS. Temos o Windows RT e temos o Windows completo. Mas não vamos manter os três (sistemas operativos)», sublinhou a responsável da Microsoft, citada pelo The Guardian.
A versão do Windows para PC continua a ter o valor estratégico de um navio almirante – e muito dificilmente a Microsoft ousaria descontinuá-la nos tempos mais próximos. Em contrapartida, o Windows Phone tem vindo a dar sinais de vitalidade, ganhando quota em vários mercados. O que significa que, no grupo dos três sistemas operativos, apenas o Windows RT parece reunir as condições necessárias para ser abandonado.
Em alternativa ao fim do Windows RT, a Microsoft poderá enveredar pela fusão do Windows Phone – uma hipótese que não será de descartar, tendo em conta a intenção da fabricante do Windows em concorrer diretamente com os telemóveis e tablets da Apple, que hoje usam o mesmo sistema operativo.
Em setembro, a Dell anunciou o abandono da plataforma Windows RT – engrossando a lista de fabricantes de equipamentos que preferiram não embarcar na aventura da Microsoft pelo reino dos sistemas operativos desenhados para arquiteturas ARM.
Hoje, apenas a Microsoft e a unidade de dispositivos móveis da Nokia (entretanto comprada pela Microsoft) fabricam equipamentos que correm o RT.
As previsões financeiras não são muito melhores que as comerciais: em junho teve de rever em baixa o valor do subsegmento do Windows RT devido às vendas aquém do esperado.
Entre os analistas de mercado, já correm previsões que garantem que o Surface 3 e o tablet Nokia 2520 serão os últimos dispositivos a correr Windows RT.
A confirmarem-se a estimativas menos otimistas o Windows RT deverá chegar ao fim da linha em 2014, sem pompa nem circunstância.
Sem comentários:
Enviar um comentário