sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Escolha a consola boa para si e para o seu bolso


A Nintendo Wii U já tem um ano de mercado, a PlayStation 4 está quase a chegar a Portugal e a Xbox One só vem em 2014. Valerá a pena comprar já uma das novas consolas, esperar ou será melhor investir numa consola da última geração?

O lançamento de novas consolas pode equiparar-se à passagem de alguns cometas. Só de longe a longe é que acontece e é um acontecimento que agita de sobremaneira a comunidade - neste caso dos gamers. Com tantas notícias sobre a PlaySation 4 e a Xbox One, e com os lançamentos mundiais das mesmas, chega a altura de pensar qual será a consola que melhor se enquadra consigo e com o seu orçamento.

A escolha não será fácil e o leitor tem que se mentalizar desde já numa primeira ideia: compre a consola que comprar, vai sempre ficar a perder. Isto porque simplesmente não pode ter tudo. Existem experiência de jogo e títulos que apenas são possíveis de "viver" em determinadas consolas. Se escolhe uma PlayStation, não joga a saga Halo, nem os jogos do Super Mario. Mas se fica com uma Xbox ou Nintendo, pode esquecer o Metal Gear Solid ou o God of War. Na Xbox há o Kinect, na PS4 há experiências de realidade aumentada e na Wii U há modos de jogo em segundo ecrã.

A melhor maneira de fazer esta escolha seria ao estilo das revistas femininas, onde o  daria uma série de perguntas e mediante a pontuação final, ao leitor seria indicado qual a melhor consola. Mas existem pontos onde as diferenças entre as máquinas são pequenas e onde a avaliação tem que ser feita de modo qualitativo e não quantitativo.

Segue-se um conjunto de áreas onde vale a pena refletir e se quiser ir tomando umas notas, então no fim some o valor dos seus juízos.

Preço
O ditado diz que se não há dinheiro não pode haver vícios. E se realmente não tem 500 euros para gastar numa PlayStation 4 ou Xbox One, não vale a pena perder muito tempo a pensar nestas consolas.

Para as carteiras mais apertadas a solução que se apresenta em primeiro plano é a Nintendo Wii. A versão Mini, que tem menos funcionalidades que a consola original, é vendida por 109 euros. Traz um comando e não vem acompanhada de jogos. Com o jogo Mario Kart o preço sobe para os 119 euros. Por 139 euros é possível encontrar a Wii lançada em 2006 em bundle com um comando e um jogo.

Nintendo Wii

Por mais algum dinheiro já consegue comprar uma PlayStation 3. A consola numa versão de 12GB é vendida por 179 euros com direito a um comando e sem jogos. Por mais dez ou 20 euros já se encontra a consola da Sony com o jogo Invizimals. A partir daqui e até aos 309 euros a PS3 pode ser comprada numa versão de 500GB já com um jogo.

A Xbox 360 pode ser encontrada por 149 euros com um comando e seis jogos, sem Kinect, numa versão de 4GB. A consola da Microsoft pode ir até aos 399 euros numa versão especial de Star Wars, com um jogo, o sensor Kinect e 320GB.

A Wii U, já lançada em novembro de 2012, é vendida por 299 euros. A diferença entre as versões de 8GB e 32GB está no número de jogos que vem com a consola, que podem ser até dois.

A PlayStation 4 vai custar 399 euros com um comando e 500 GB de armazenamento que de momento não são expansíveis. Se quiser a câmara terá que desembolsar mais 50 euros. A Xbox One vai custar 499 euros com um comando e com o sensor Kinect incluído.

Em conclusão, tirando as consolas da nova geração, é possível comprar a Wii, PS3 e Xbox 360 por menos de 200 euros.

Relativamente às novas consolas é preciso ter em conta alguns fatores, como o facto de a câmara da PlayStation ter que se comprada à parte e de os auscultadores da Xbox One serem, aparentemente, superiores. Ou de o comando da Nintendo Wii U ser uma peça de hardware diferente por ter um ecrã e permitir jogar consola numa divisão diferente daquela onde está a consola.

Tudo o que foi dito teve em conta a oferta atual das lojas online da Fnac e da Worten.Jogos
Se as consolas foram feitas para jogar, então os jogos têm que aparecer no segundo lugar na lista de pontos decisivos. Neste aspeto dá clara vantagem às consolas da geração anterior por um simples motivo: a quantidade de jogos disponíveis.

PlayStation 3

Nunca como agora a Wii, a Xbox 360 e a PlayStation 3 tiveram tantos jogos. No caso das consolas da Microsoft e Sony estas ainda estão a receber os mais recentes títulos, como FIFA 2014, Call of Duty: Ghosts ou GTA V. E vão continuar a receber seguramente durante os próximos dois a três anos. Menos a Wii, que já está a ser descontinuada em alguns mercados.

Enquanto a Wii U, a PS4 e a Xbox One têm poucas dezenas de títulos disponíveis, a geração anterior tem várias dezenas e mesmo centenas de jogos, tanto em versão física como online.

A Xbox 360, a PlayStation 3 e a Wii U têm ainda a vantagem de ser retrocompatíveis, isto é, suportam os jogos das gerações anteriores da consola - o que adiciona mais dezenas de jogos à lista de possibilidades de aquisição. A PS4 vai ser retrocompatível, mas apenas numa fase posterior através do serviço de cloud Gaikai.

Mas é preciso ter outro factor em conta neste segmento de análise: a qualidade gráfica. As novas consolas apresentam melhores gráficos, melhores taxas de resposta e vão apresentar conteúdos exclusivos. Se procura a melhor experiência visual e sonora possível, então a nova geração é o que deve ponderar.

Ainda que a PS4 e Xbox One levem uma vantagem teórica relativamente à Wii U a nível de gráficos, pode sempre recorrer ao YouTube para fazer a comparação entre alguns jogos para ver se a diferença compensa outras diferenças que hajam entre as máquinas.

Mas fica um aviso: devido à potência superior da PlaySation e Xbox, é previsível que tenham jogos de alta qualidade durante mais tempo que a consola da Nintendo. Daqui a seis anos por exemplo, a PS4 vai ter especificações técnicas capazes de suportar uma nova geração de gaming e a Wii U dificilmente vai ter essa "pedalada".

Xbox 360

Depois, os títulos exclusivos. Aqui a conversa é outra e o gosto de cada um é quem manda aqui. A Nintendo tem as franquias Super Mario, Zelda, Pikmin e Pokémon - e quase todos os anos são lançados jogos destas "histórias". Mas os exclusivos da Nintendo são mais virados para os jogadores ocasionais e nem sempre são considerados como títulos AAA.

A PS4 tem por agora alguns jogos como exclusivos, casos do Driveclub, inFamous: Second Son, Killzone: Shadow Fall e The Order: 1886. A Xbox One parece levar alguma vantagem neste capítulo ao apresentar mais jogos exclusivos onde constam nomes como Titanfall, Ryse: Son of Rome, Quantum Break, Dead Rising 3 e Forza Motorsport 5.

Serviço Online
A capacidade que as consolas têm em estar ligadas à rede é também hoje algo considerado de fundamental. Tirando a Wii Mini, todas as consolas têm opção de ligação - ou não, já que este foi um tema bastante debatido - à Internet.

E este é um plano onde existem várias diferenças. Na PlayStation 3, para o modo multijogador, não era necessário ter uma subscrição PlayStation Plus. Na PS4 já vai ser. No caso da Xbox 360 já era preciso ter uma subscrição Live para o modo multijogador, algo que se vai manter com a Xbox One. Na Wii U não é preciso nenhuma subscrição para o modelo de jogo e partilha de conteúdos online.

Mas o sistema de jogo online da consola da Nintendo perde para a PS Plus e Live num aspeto - no acesso a conteúdos. Enquanto na PlayStation e Xbox os jogadores pagam para aceder a funcionalidades extra, também têm acesso a alguns jogos na sua versão completa. Na Nintendo o máximo de acesso que existe é a nível de demos jogáveis.

Wii U

Dando o exemplo concreto da PlayStation Plus. Os utilizadores pagam perto de 50 euros por ano, mas conseguem ter acesso a dezenas de jogos durante esses doze meses. É verdade que depois perdem acesso aos mesmos, mas durante várias semanas tiveram a hipótese de experimentar vários títulos. A conta no PS Plus dá acesso ainda a redução de preços na aquisição definitiva de jogos. Ainda que em moldes diferentes, a Microsoft e a Nintendo também praticam a redução de preços e as promoções em jogos.

Experiência de jogo
Cada consola consegue oferecer um modo de jogo único e com isto, faça a compra que fizer, nunca vai sair a perder.

A Wii tem os comandos em forma de barra que são sensíveis ao movimento. Prepare-se para se movimentar durante um jogo como nunca o fez. A consola da Nintendo é também possivelmente a que apresenta um melhor ecossistema de acessórios - e ac€ssív€is - como balanças, volantes, arcos e pistolas. Graças à retrocompatibilidade, a Wii U aproveita todas estas vantagens e adiciona a experiência de segundo ecrã com a ajuda do Wii U GamePad, algo realmente diferenciador relativamente às consolas rivais.

A PlayStation tem o Move, um comando também ele sensível ao movimento dos utilizadores, e agora tem uma câmara que também reconhece os movimentos e a posição dos jogadores. Este acessório vai proporcionar experiências novas de jogo sobretudo no campo da realidade aumentada, algo que pode ser aproveitado para fazer subir o interesse dos jogadores mais casuais.

A Xbox tem o Kinect, um verdadeiro game changer que permitiu jogar sem qualquer elemento de hardware nas mãos. O Kinect da Xbox One vem vem melhorado e mais preciso, tem reconhecimento de comandos de voz e promete também experiências únicas em alguns jogos, sobretudo nos FPS.

PlayStation 4

a + b = x
Ponderados que estão os vários pontos, apresenta um resumo daquilo que foi dito. As consolas Wii, PS3 e Xbox 360 são mais baratas, têm mais jogos e têm retrocompatibilidade. Mas têm menos capacidade gráfica, vão ficar desatualizadas a médio prazo e não vão ter acesso ao aparecimento de novas franquias exclusivas, nem a novas formas de jogabilidade. O futuro está nas novas consolas, resta-lhe decidir se deve manter a consola que tem agora por mais uns meses ou se as propostas atuais já são aliciantes o suficiente - numa referência clara à PlayStation 4 e à Xbox One.

Depois há a Wii U.  Aconsola da Nintendo está num meio caminho entre a geração anterior e a nova fornada de consolas. Como já foi dito, não é de acreditar que no fim deste novo ciclo de gaming a Wii U ainda esteja a competir taco a taco com as rivais da Sony e Microsoft. Apesar de agora também receber jogos como Assassins Creed IV: Black Flag e Watchdogs.

Mas por outro lado a consola da Nintendo tem capacidade para dar aos jogadores experiências de jogo diferenciadas com base num segundo ecrã - que a Microsoft tenta igualar com o SmartGlass e a PlayStation com a transmissão streaming para a PS Vita.

Xbox One

Agora os leitores já devem ter percebido porque no início foi dito que "não é possível ter tudo". A PlayStation tem pontos fortes, a Xbox tem os seus e a Nintendo também.

Sem comentários:

Enviar um comentário