Há poucos proponentes mais visíveis da cultura de jogo em média do Reino Unido do que Charlie Brooker. O apresentador, escritor e humorista começou como um escritor de jogos para a revista PC Zone na década de 90, antes de criar sua indecente listagens de TV local paródia TVGoHome. De lá, ele levou seu humor cáustico à televisão, co-escrevendo o seriado Nathan Barley com Chris Morris, e apresentando espetáculos satíricos Screenwipe, Newswipe e Ten O'Clock Live.
Mas no fundo ele ainda é um jogador e no sábado que está hospedando um documentário de duas horas, como jogos de vídeo Mudou o Mundo, que analisa as formas de jogos tem moldaram a cultura ea sociedade - mesmo que muitas pessoas ainda demitir jogos de computador como algo que as crianças fazer em vez de sair para jogar ou ler.
Aqui, falamos com Brooker sobre o documentário e sobre os jogos da cultura em geral, a partir da violência de Mortal Kombat para o "con" de free-to-play.
Você pode nos dizer como o documentário surgiu? Parece que é difícil obter programas sobre videogames comissionados ...
Bem, em 2009, eu fiz gameswipe, que era uma espécie de jogos com sabor de spin-off de Screenwipe. E é bizarro, porque quando ele foi exibido na BBC 4 que eu acho que realmente fez melhor do que Screenwipe em termos de audiência, mas não havia muita fome de um acompanhamento do canal em geral. Eu acho que é porque os jogos ainda são vistos como um nicho de busca, você está constantemente esbarrando na suposição de que todos eles são para adolescentes.
Tivemos conversas com a BBC sobre fazer uma série de documentários sobre os jogos ... mas a coisa é, os jogos são uma área estranha. É uma espécie de como a cultura de internet, ele se sente um pouco divorciada do mundo real. Assim, a maioria das vezes, você precisa ter um comissário que sabe sobre jogos de vídeo, para que eles compreendam que eles são interessantes para as massas.
E não é só sobre a compreensão, eu suponho, é também sobre saber comunicar o que essas coisas são?
A linguagem tem sido construída em torno de jogos de vídeo, que é alienantes para muitas pessoas. E muitas pessoas erroneamente pensam que os jogos não são para eles - mesmo que eles estão jogando Angry Birds ou palavras com os amigos.
Então está tipo de combater tudo isso, e trabalho de qualquer comissário de TV é ter certeza de que eles estão fazendo os programas que as pessoas vão querer assistir. Há apenas uma reticência lá. Então, como resultado de programação da maioria dos jogos tende a ou ser destinado a adolescentes ou extremamente defensiva. Quantas vezes já viu uma reportagem convencional que começa, "nos dias de hoje os jogos de vídeo são um grande negócio! O quê? Isso ainda é notícia?E é aí que você vai ver a cobertura da maioria dos jogos - no noticiário quando você tem pessoas na fila para o mais recente Call of Duty ou qualquer outra coisa. Temos a sorte porque Tabitha Jackson, que encomendou este programa não sabe sobre jogos, mas percebeu a sua importância, ela nos disse que o que precisava fazer era manter remontando a cultura mais ampla, para colocar jogos no contexto. Que é o que nós tentamos fazer.
Assim, o documentário é para um público mainstream?
Sim, mas se eles vão aparecer ou não, eu não sei. Talvez eles não vão perceber que é para eles. É interessante, porque a maior parte da equipe de produção - eu, o produtor Dan Tucker, e todos os escritores que tivemos no show - todos nós sabemos muito sobre jogos de vídeo.Mas também tive Annabel Jones, nosso produtor executivo, que é uma espécie de canário na mina de carvão. Ela não sabe nada sobre os jogos e tem sido bastante útil. Ela veio junto para a edição e assistir a uma seção, e dizer algo como: "o que é um jogo de plataforma? Você está tentando não alienar essas pessoas. Espero que tenha atingido o equilíbrio certo. Mas há muito o que explicar. É por isso que a maioria dos jogos a programação tende a ser explicativo em vez de exploratória.
É o mesmo que quando eu escrevo histórias para o jornal. Como especialista em jogos, eu tenho que lançar anos de suposições sobre o que as pessoas sabem, e é difícil não acabar com um artigo que basicamente explica o que os jogos são.
Exatamente. Quando será que termina? Isso não existe na internet - você não tem que explicar o que os jogos estão lá.
Eu me pergunto se parte dela é que a tecnologia é tão intrínseca à experiência de jogo. Estamos passando por uma mudança de console no momento, então todo mundo é ter que falar sobre hardware novo. Mas, digamos, com cobertura de filme, eles não tem que falar continuamente sobre novas câmeras ou equipamentos de projeção.
Sim, isso é verdade. Foi interessante quando o filme Hobbit saiu e havia todas essas discussões sobre a taxa de quadros - lembrei-me de escrever para a Zona PC nos anos 90. Imagine que você transformar-se no cinema e eles não têm a placa aceleradora 3D direita, e você tem que esperar enquanto alguém faz download de um motorista ...
Uma coisa que identificar no show é que, quando olha para a evolução dos jogos, eles foram bastante uma perseguição blokey por um longo tempo. Mas, então, de cor veio junto, e designers poderiam começar a representar personagens bonitinhos. O ponto em que os jogos começaram a se parecer com pequenos desenhos animados foi o ponto que se tornou bloqueado na consciência pública como uma coisa para as crianças. Estamos lutando que desde então.
Então, como é que surgiu com os seus vinte jogos? Qual foi o critério que você aplicou?
Sentamo-nos - eu, o produtor, e os escritores, Matt Lees, Cara Ellison e Jon Blyth - e nós meio que veio com a lista. Discutimos e para trás e decidiu desde cedo que deve ser cronológica, em vez de classificar esses jogos em termos de importância. Decidimos também que não tem que ser uma lista dos melhores jogos, apenas os mais significativos. É por isso que Night Trap é lá - era significativo em termos de classificações etárias que vem dentro
Eu vi algumas pessoas comentam: "oh, por que todos os programas de jogos de vídeo tem que ser uma história dos videogames?" A razão é, como vai junto, você tem que explicar a gramática dos jogos. Isso é mais fácil se você começar com o básico, você tem que começar em uma espécie de modo tutorial. Qualquer ajuste de jogadores em que gemer sobre como estamos começando com Pong, deve ter em mente que quase todos os jogos que já joguei começa com um tutorial - nós não estamos patrocinando-os metade do que isso.
Então, sim, foi uma lista complicado para chegar a e qualquer um dos títulos pode ser substituído por outra coisa. Há também algumas omissões gritantes que as pessoas vão reclamar. Zelda por exemplo. Eu queria Xcom na lista, mas realmente não pode argumentar que é um título muito significativo na história do jogo em termos de influência.Mas Monkey Island está lá para representar narrativa interativa eo envolvimento de Hollywood. Starcraft está lá para representar desportos. É jogo de vídeo se resumia a uma espécie de ... molho espesso.
Aprendeu alguma coisa nova sobre os jogos durante o processo de fazer o programa?
Suponho que sim, ele fez. Quando você coloca tudo para fora assim. Eu entendi por que eu nunca realmente conectado com Mario. Eu adoro os jogos do Mário, mas eu não poderia dar uma merda sobre o próprio Mario. Ele poderia ser qualquer um, ele se tornou um ícone apesar de não ter personalidade que eu possa discernir. É estranho, na verdade - Mario é provavelmente um dos jogos mais acessíveis, mas também é o mais difícil de falar com alguém que não jogá-los. Tudo o que podemos dizer é que eles são brilhantemente concebidos. É tudo sobre a experiência.
Eu também percebi que um estranho e único meio que é, na medida em que tem essa barreira à entrada. É interessante como estes saltos tecnológicos de repente impulsionar as coisas para a frente - você sabe, o jogo de repente brota um novo membro interessante que ele funciona como usar, ser que os gráficos a cores ou gráficos 3D ou insumos gesto Wii-estilo. E, ao mesmo tempo, os saltos tecnológicos têm o efeito colateral de complicar o que está acontecendo.
Como um jogador que tem feito toda a sua vida é aprender uma língua estrangeira. Quando entrega a alguém um controlador que não joga jogos, eles se aproximam cautelosamente. É exatamente o mesmo que quando as pessoas que não estão confiantes de uma língua estrangeira tentar pedir algo em um restaurante quando estão no exterior. O programa me fez pensar muito sobre isso mais.
Será que fazer você repensar algumas de suas crenças sobre os jogos?
Acho que a minha atitude em relação à violência nos jogos é um pouco inconstante. Eu tenho certeza que as pessoas vão ver isso como evidência de me tornar-se macio. Eu amei as coisas como Carmageddon que era basicamente uma comédia splatter. Perdição era, obviamente, incrivelmente violento. Eu gostava de jogar Tekken, eu joguei merda cargas nos anos noventa. Eu não acredito que os jogos fazem você violento, mas ... nós temos algumas imagens do jogo no documentário que tivemos de ficar fora assinado pelo chefe do canal. Não pode transmiti-lo sem ter considerado adequadamente o contexto editorial do que está sendo mostrado, o horário, quem está assistindo, o que está tentando dizer ... é apenas inaceitável contrário.
Esta é apenas uma pequena minoria dos jogos que falar, mas é coisas como o mais recente Mortal Kombat e Sniper Elite. Nos pediram para tirar um pequeno clip de alguém metralhar um pedestre na cara em Grand Theft Auto e, em seguida, ser atropelado por umautocarro. Tivemos a cair ligeiramente a fotografia de modo que não podia ver o autocarro passando por cima de sua cabeça ou foi editorialmente injustificada.
Acho que essa é uma das questões-chave - a violência dos jogos, quando colocada no contexto dos meios de comunicação linear, parece perturbado e quase psicopata.
Há coisas que seria totalmente inaceitável em qualquer outra média.Olhei para uma cena de Mortal Kombat 9 com uma mulher sendo verticalmente serrada ao meio em uma serra elétrica enquanto ela grita.Eu olho para isso e acho que 'isso é tão horrível '. Eu tenho que me lembrar que se eu tinha 23 anos e eu estava jogando este jogo com um grupo de amigos, que provavelmente seria hilário. É o contexto - o que está fazendo nesse jogo é matar seus amigos de uma forma over-the-top. É tudo uma espécie de piada. Mas, ao mesmo tempo, é cenas incrivelmente gráfico de uma mulher ser serrado ao meio por uma serra circular.
Acho que porque os jogos tendem a voar sob o radar cultural que eles estão muitas vezes não é realmente chamado a justificar-se e assim, consequentemente, muitas vezes eles nem sequer tentar. Eles simplesmente jogar coisas em que são muito preocupantes e que não ajuda a imagem de jogos como um todo. Quando usamos esse clipe de Mortal Kombat que causou mais debate que qualquer outra coisa no programa: o advogado sinalizado-lo, o canal sinalizado-lo ... Tínhamos que ter toda uma discussão sobre se nós mostramos-lo ou não. Em um programa de televisão que você tem que ter uma razão muito boa para mostrar isso, mas em um jogo de vídeo que você pode ver isso acontecer 25 vezes em uma noite.
E é por isso que a violência nos jogos tem dominado o discurso mais amplo sobre os jogos, eu suponho. Porque parece tão insano para aqueles que estão fora do jogo. Pode ver como certas conexões são feitas ...
Eu realmente não acho que jogos violentos transformar jogadores em pessoas violentas. Quero dizer, se você olhar para Carmageddon agora, é ridículo, é Pythonesque, é como uma daquelas primeiras comédias de terror Peter Jackson. A noção alguém pensou que valia a proibição é bizarro. Mas, como gráficos, se tornam mais explícita, a indústria vai ser chamado mais para justificar a violência. E se os jogos quer se tornar uma busca mais mainstream eles vão ter de justificar as coisas - mesmo que a justificação é, 'hey, este é um filme splatter'.
Enfim, este é algo que venho pensando. Jogos foram trancados em uma sala e eles inventaram sua própria língua, como gémeos loucas.
E a cultura jogo ainda é muito defensiva, não é?
É maciçamente defensiva. Os jogadores estão acostumados a ouvir todo o seu interesse que está sendo menosprezado como inútil e infantil.Então, se perguntar: 'é realmente a ter S & M freiras serem abatidos por um homem em um anúncio de um jogo? alguns tendem a reagir como se você está chamando todos os jogos nojento. Você não consegue isso com cinema. Se criticar o Human Centipede 2, todo mundo sabe que não está sugerindo que Wall: E deveria ser proibido. Então, sim, os jogadores são defensivos e insular, e os jogos estão bloqueados em um ciclo terrível da qual jamais pode escapar.
Não acha que o aumento de jogos indie é um possível lançamento deste gueto? Títulos como ido para casa e papéis satisfaz têm mostrado que os jogos podem falar sobre a humanidade e as emoções ...
Mais ou menos. Há aqui uma encruzilhada, assim como no cinema, onde você tem blockbusters, por um lado, que são apenas agradáveis passeios de parque temático, e você tem títulos de baixo orçamento experimentais, subtil, brincalhão, por outro.
Se você olhar para o último de nós, isso é mais como um conjunto de caixa de TV. Cada vez mais, os cineastas estão olhando para a televisão e pensar, pendurar em que é interessante, pode fazer uma série de 25 arriscado parte que funciona em cinco temporadas e é ousado e desafiador e as pessoas vão ir com ele. É onde esperamos jogos está indo para a cabeça.
Mas os jogos indie são uma espécie de tornar-se o equivalente ao que o Fringe de Edimburgo é para comissários de comédia. Na verdade, eles são como a indústria cinematográfica curto, onde as pessoas trabalham em pequenos projetos e depois se abocanhou a fazer filmes maiores e filmes maiores até que eles estão fazendo de Iniciação. Jogos indie são as Ilhas Galápagos - um lugar onde as mutações pouco estranho pode ocorrer que, simplesmente por existir, afetará o mainstream. Mas, novamente, isso aconteceu por causa da tecnologia - porque consoles tem uma conexão com a internet. Quero dizer, shareware sempre existiu, mas nem sempre foi tão acessível como ligar Xbox e download Limbo, ou para ir para a App Store. Isso é um enorme ecossistema de pequenos jogos mentais.
E por causa da maneira como os jogos indie são pagas, as pessoas talvez sejam mais propensos a experimentar algo incomum ou difícil, talvez?
Rab Florence torna um ponto interessante no documentário. Ele diz que jogou Braid até certo ponto e, em seguida, ele decidiu que não estava gostando mais e parou de jogar-lo - mas que foi bom, porque isso é o que um jogo indie deve fazer. Deve explorar o que um jogo é. Está tudo bem para ele não ser muito divertido, em alguns aspectos. Pode ser algo que você admira, e não apenas algo que você consome como um pedaço de entretenimento pipoca. Esse mercado não só existe agora, está prosperando.
Você mencionou a App Store como um viveiro de títulos indie, mas também introduziu este novo modelo de negócios muito divisiva de microtransações free-to-play e. E estes estão agora a encontrar o seu caminho em full-preço do console lançamentos.O que você pensa sobre tudo isso?
Acho que é muito irritante às vezes, porra. Ela se sente como um golpe.Quer dizer, algo como Killer Instinct, onde você obtém um lutador de graça e depois pagar para o resto - que realmente soa como um bom negócio. Isso só me faz lembrar de shareware. Mas não quer se sentir como se estivesse jogando algo que tem sido deliberadamente prejudicado. Eu odeio a versão gratuita do jogo onde começa lembretes de pagamento aparecendo na tela ou se você está um pouco desajeitado com os polegares você acaba de baixar acidentalmente um novo tipo de chapéu. Que se sente como voar em uma linha aérea do orçamento, onde é cobrado para respirar, ou se você se sentar ao lado de um homem com um bigode que v tem que pagar um extra de £ 20. Nessa frente, é irritante. É como ser constantemente multado por minúsculos policiais.
Mas então, a quantidade de jogos que eu pago cinqüenta libras por e, em seguida, jogado talvez 15% da ... isso me faria vomitar se eu realmente acrescentou-se. Ao passo que se eu estou pagando de forma incremental, como assistir a uma série de programas de TV que eu baixar individualmente, posso desistir e ir embora quando eu quiser.Talvez eu ficaria feliz se eu estava pagando para cada nível - desde que cada um deles foi mais brilhantemente concebidos que o anterior. Essa seria a forma correta de microtransações.
Está interessado em novas consolas, pelo caminho? Eles estão fazendo microtransactions bem ...
Eu tenho uma PS4, mas eu ainda não consegui sair da caixa ainda. E eu estou preocupado com o Xbox One, eu ouvi sobre a imagem da TV trepidação. Como eles vão consertar isso? Soa como um todo-poderoso foda-up. Isso me lembra de quando eu costumava ter que comprar transformadores abaixadores jogar antigos consoles japoneses. Por que a Microsoft não viu esta vinda?
Então, como você acha que os jogos mudaram o mundo? Eu devia pedir que, considerando o título do documentário ...
Erm, boa pergunta. No começo eu pensei que era um bom título clique isca, mas quando você pensa sobre isso, os jogos têm mudado o mundo em lotes de forma. Minecraft é um exemplo muito claro - é um jogo que também é uma ferramenta educacional e é uma experiência coletiva.Mas, na verdade, provavelmente não é que os jogos individuais mudaram o mundo, é mais sobre o que os jogos em geral nos ensinaram. Tenha em mente que a primeira experiência da maioria das pessoas com um computador foi provavelmente através de algum tipo de jogo, de modo que o grau em que eles têm nos ajudado a interagir com máquinas é de mudar o mundo.
Uma coisa que estamos vendo é a gamification de outros meios de comunicação e serviços, como sites corporativos ...
Sim. Eu escrevi uma coluna sobre isso uma vez, mas eu realmente acredito que se houvesse um aplicativo que permite que você atirar moedas virtuais de seu telefone em uma tela de computador, se você poderia atirar um pedaço 10p no site do Guardian, que seria uma moeda moderna brilhante. Se fosse tão gratificante como arremessando um Angry Bird, seria revolucionário. Imagine se cada vez que você queria comprar algo em uma loja de aplicativos, não basta pressionar comprar, jogou um Angry Bird para ele - e se você acertar o alvo apenas para a direita, você pode obter 30% de desconto ... você compraria shitloads mais coisas que não você? Talvez eu devesse copyright isso.
E há tantos outros sistemas que funcionam como jogos e usam os mesmos mecanismos de recompensa e compulsão.Aplicativos de fitness, por exemplo ...
Um tempo atrás eu peguei correndo, porque eu tinha um app que ligeiramente transformou-o em um jogo. Eu nunca entendi por que nunca ninguém estaria disposto a fazer o exercício até que eu tenho um aplicativo que me permitiu desbloquear pequenas realizações. No minuto em que aconteceu, foi algo que eu me senti compelido a fazer. Basta pegar um pouco mais de feedback positivo foi o suficiente para me fazer mudar completamente o meu comportamento, ao ponto em que eu perdi duas pedra.
Em termos de cultura, porém, você vê um ponto em que os jogos se tornam um meio para, digamos, sátira e comentário social?Quer dizer, poderia Black Mirror ter sido um jogo?
É engraçado você perguntar isso, porque eu tive exatamente o mesmo pensamento. Nós estivemos olhando para fazer mais de Black Mirror e eu queria saber se eu poderia fazer um como um jogo. Quer dizer, em um episódio anterior, 50 milhões de méritos, mostramos um futuro pesadelo gamified, que é baseado em um cruzamento entre a App Store, jogos freemium e Kinect. E também no Urso Branco, o povo de caça a mulher principal para baixo são baseados em personagens do jogo Manhunt Rockstar.
Portanto, é algo que eu estive interessado, eu só não sei como ele iria trabalhar. Se olhar para algo como papéis satisfaz, que nos dá algumas dicas. Um jogo que empurra na pele de alguém em uma situação cômica sombria é provavelmente a maneira de fazê-lo. Eu duvido que eu seria a pessoa certa para retirá-lo, embora - teria de ser alguém muito mais jovem.
É isso aí, pode ser apenas uma questão de tempo. Eu sinto que algo como papéis satisfaz poderia um dia ser colocado na parte da frente do site do The Guardian, quando o tema da imigração ou de fronteira controle veio ...
Sim, seria quase o equivalente a uma caricatura política. Essa é uma idéia interessante e vamos certamente vê-lo no futuro. À medida que mais e mais idiossincráticos personalidades são refletidas através deste meio, vamos inevitavelmente, em algum momento, chegar a Jonathan Swift de jogos. Eles vão produzir algo que ninguém viu chegando. Eu só não posso ... eu não posso ver o que é. Mas alguém está lá fora. Eles provavelmente já nascido. Eles só precisam de ter uma porra de seguir em frente.
Talvez seja o seu filho?
Talvez. Ele é muito sarcástico.
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