quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Black Friday em Portugal ... as várias ofertas

Em época de compras e com orçamentos reduzidos, os descontos já se anunciam há algum tempo. Os desta sexta-feira, contudo, são (supostamente) especiais. Veja se a Black Friday em Portugal compensa.


A promessa, nascida nos Estados Unidos, é a de proporcionar o dia do ano com maiores promoções e descontos no comércio, numa data que acaba por assinalar o arranque oficial da quadra natalícia.

Com sucesso garantido no mercado norte-americano, a iniciativa tem sido alargada a outros países, muito graças à actividade cada vez mais global de empresas e marcas, mas também com algumas experiências locais.

Em Portugal a ideia é assinalada de há uns anos para cá por algumas lojas e este ano não é exceção. Por vezes os descontos não se limitam apenas à sexta-feira, prolongando-se durante o fim-de-semana, e nem sempre indicam a relação com a Black Friday americana - embora desta vez as referências tenham aumentado.

As lojas de informática estão, normalmente entre os participantes e é por aí que começamos as nossas indicações em direção aos descontos especiais.

Media Markt veste as suas promoções de negro pela primeira vez em Portugal, com uma Black Friday que começa já esta quinta-feira, dia 28 de novembro, e se prolonga até domingo, dia 1 de dezembro.

Entre as promoções do folheto especial está o pack PSP3+PSVita+Jogo Envizimals por 269 euros, o Samsung Galaxy Tab 3 por 259 euros e a Xbox 360 por 99 euros na entrega de qualquer consola usada.

Como já vem sendo habitual, a Apple já colocou o convite para "A sexta que só chega uma vez por ano", mas as promoções propriamente ditas só surgem na loja online a partir das 00:01 de 29 de novembro. Por agora assegura-se que os custos de envio são gratuitos.

Fnac é outra retalhista que também costuma aderir à Black Friday, mas de momento os descontos apresentados online mencionam a campanha "normal" de Natal e uma campanha de aniversário com fim anunciado para esta quinta-feira. Não deve, por isso, deixar de passar amanhã pelo endereço virtual ou físico, para espreitar se há descontos especiais.

Não havendo, pode sempre passar pela secção "Oportunidades da semana", onde se costumam apresentar artigos com reduções de preço mais acentuadas.

Nas restantes lojas com artigos de informática e electrónica por onde "passámos" não há menção à Black Friday, mas há descontos para quem estiver determinado a despachar as compras de Natal este fim-de-semana. É o caso da Rádio Popular e da Worten. Nesta última há uma referência à entrada nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, mas como o dia do lançamento da nova PS4 em Portugal.

Numa outra área, vale a pena referir a Oysho, a marca do grupo Inditex para roupa interior e de dormir, que assinala a data desde 2011. O desconto é de 20% e só é válido para a loja online. Acrescentam-se os portes de envio gratuitos.

Este ano junta-se às celebrações outra empresa do grupo, a Zara Home, com promoções idênticas para os seus produtos de decoração: reduções de 20% e portes de envio gratuitos.

Além das compras locais, também pode aproveitar a Black Friday em sites "globais" que vendam para Portugal, como é o caso da incontornável Amazon, que já assinala esta sexta feira especial desde domingo passado, num microsite dedicado.


Sem comentários:

Enviar um comentário