terça-feira, 5 de novembro de 2013

As acções da BlackBerry descem depois dos anuncios da perda do CEO e da não venda da empresa

As acções da BlackBerry estão a deslizar, depois de ter sido anunciado que a fabricante de telemóveis já não vai ser vendida e que o actual presidente executivo será substituído.



As acções estão a descer 12,74% para 6,78 dólares, depois de terem chegado a cair 17,63% para 6,40 dólares, o que corresponde ao valor mais baixo desde Setembro de 2012.

A justificar a queda dos títulos está a aparente inversão de marcha na estratégia da empresa.

A BlackBerry tinha anunciado que estava à venda, depois de acumular prejuízos e perder quota de mercado para outros fabricantes, como a Samsung e a Apple.

Esta segunda-feira, 4 de Novembro, o anúncio foi no sentido oposto. A empresa não será vendida e será realizado uma injecção de capital no valor de mil milhões de dólares por parte do seu maior accionista, a Fairfax Financial Holdings, e outros accionistas.

Já o presidente executivo, Thorsten Heins, deverá abandonar a empresa dentro de duas semanas, segundo a Reuters. O seu substituto já está identificado: será John Chen (na foto), ex-CEO da Sybase, empresa comprada pela SAP em 2010.


A operação que será levada a cabo pela BlackBerry passa por emitir obrigações convertíveis em acções de 10 dólares, com o maior accionista a garantir que vai comprar até 250 milhões de dólares.

Em Outubro tinha sido noticiado que a Lenovo, maior fabricante de computadores pessoais do mundo, tinha assinado um acordo de confidencialidade para ter acesso às contas da tecnológica canadiana, numa notícia que confirmava que a empresa chinesa estava a considerar comprar a BlackBerry.

A BlackBerry já foi líder do mercado de “smartphones”. O primeiro modelo do grupo, vendido em 1999, foi um sucesso no mundo empresarial, devido à segurança do seu e-mail e das suas mensagens. Contudo, a empresa foi lenta a reagir às alterações do mercado e acabou por perder terreno para gigantes como a Apple e Samsung.

Dados revelados pelo “Financial Times” em Agosto passado, indicavam que os utilizadores da BlackBerry caíram de 79 para 72 milhões nos primeiros seis meses de 2013. No terceiro trimestre, a cotada viu as suas reservas de capital diminuírem 500 milhões de dólares (367 milhões de euros), apesar do lançamento de uma nova gama de aparelhos.

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