sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Silk Road - Dread Pirate Roberts caiu em desgraça


Até ontem, Dread Pirate Roberts era conhecido como líder do mais famoso marketplace de venda de drogas. O que os 100 mil utilizadores do Silk Road não sabiam é que Dread Pirate Roberts chama-se Ross Ulbricht e é acusado de mandar matar um dos dealers que usavam o site.


 Foi um terça-feira diferente no site Silk Road: de súbito e sem aviso, aquele que era classificado como o eBay do crime ficou inoperacional, deixando mais de 100 mil utilizadores e um sem número de vendedores de droga e executantes de atividades criminosas sem acesso ao mais famoso cibermercado do submundo da Web.
Pouco depois, as autoridades norte-americanas levantaram o véu sobre o sucedido: Dread Pirate Roberts, o líder do Silk Road, tinha acabado de ser detido pelo FBI. A acusação seria suficiente para o início de um guião de um filme policial: o gestor do Silk Road, que se descobriu ter 29 anos e responder pelo nome legítimo de Ross Ulbricht, é acusado de ter tentado contratar alguém para matar um comerciante do marketplace que tinha ameaçado revelar as identidades de outros dealers. O The New York Times dá ainda conta de que Ross Ulbricht também é acusado de ter tentado contratar um agente infiltrado do FBI com o objetivo de eliminar um antigo colaborador do cibermercado, que receava tornar-se uma testemunha das autoridades.
Mas há mais matéria para os juízes avaliarem num futuro julgamento: na ficha criminal de Ulbricht passaram a constar igualmente acusações de lavagem de dinheiro e posse de drogas.
Para os amantes das séries policiais, o cenário da detenção pode revelar-se uma desilusão: em vez de uma qualquer doca abandonada ou um armazém desativado, Ross Ulbricht foi detido à durante uma visita a uma biblioteca de São Francisco, na passada terça-feira.
Rezam as crónicas que, durante uma temporada, as autoridades dos EUA não conseguiram localizar Ulbricht que, pelo menos até outono do ano passado, viveu com os pais, em Austin, Texas. Depois dessa temporada na casa dos progenitores, Ross Ulbricht deu mostras de querer de abandonar a vida pouco recomendável que o pseudónimo Dread Pirate Roberts lhe providenciou à frente do Silk Road. Mudou-se para San Francisco e passou a partilhar uma casa com mais duas pessoas.
Em vez de Ross Ulbricht ou Dread Pirate Roberts passou a apresentar-se como Josh. E foi por essa altura que surgiu no YouTube uma conversa com um amigo de infância, em que disse estar disposto a constituir família e «produzir um impacto positivo para a humanidade».
Se era genuíno, o arrependimento de pouco lhe valeu: na terça-feira, Ross Ulbricht, que era Dread Pirate Roberts e também “Josh” e que passava os dias no quarto agarrado ao computador, foi detido pelo FBI.
O tráfico de droga e a encomenda de crimes refletiu um rombo com o encerramento do Silk Road, mas não foi o único a sofrer os efeitos colaterais da detenção do mais controverso do webmasters: a moeda virtual bitcoin logo registou uma acentuada desvalorização. O
caso não é para menos: o Silk Road chegou movimentar mais de 9,5 milhões de bitcoins (cerca de 807 milhões de euros, tendo em conta que atualmente um bitcoin vale 85 euros). Os especialistas acreditam que o Silk Road era responsável por cerca de metade de todas as transações com a famosa moeda virtual na Web.

Sem comentários:

Enviar um comentário