Cinco anos depois de ter surgido no mercado, em 2009, a Opel renova a gama Insignia, que chega ao mercado nacional no próximo dia 18, com preços a partir dos 27.250 euros.
Actualização estética exterior, novo painel de bordo, revisão geral dos materiais e revestimentos interiores, novos motores, mais eficientes, e alargamento da oferta na gama, com uma nova variante Country Tourer, são os principais destaques da renovação de um modelo que já vendeu mais de 600 mil unidades desde que entrou em circulação.
De um modo geral, as alterações exteriores são poucas, mas no seu conjunto conferem ao Insignia um visual mais sofisticado. Grelha e grupos ópticos apresentam um ar mais elegante e moderno. Lateralmente, sobretudo a versão de quatro portas, oferece uma silhueta mais esguia, devido ao rebaixamento do vidro traseiro e ao redesenho da tampa da bagageira e dos farolins. As luzes de presença e de travagem são de LED nas versões berlina.
No interior, o caso muda de figura. A Opel decidiu, e bem, fazer uma limpeza na panóplia de botões e outros comandos, nem sempre de leitura fácil, que enchiam a consola central. Em vez disso, na parte superior, há agora uma moderna e funcional unidade de comando com ecrã táctil policromático de oito polegadas, que agrega os vários sistemas de entretenimento e a navegação.
A partir do ecrã inicial, o condutor acede a todas as funções e submenus, que incluem estações de rádio, títulos de músicas, ligação para "smartphones" ou sistema de navegação 3D. O acesso a todas estas funções pode ser feito através do ecrã táctil, das teclas colocadas no novo volante, do sistema de comando por voz ou ainda do novo "touchpad" (rato táctil), na base da consola central, que é capaz de reconhecer o desenho de letras manuscritas pelo condutor com o dedo.
Através do sistema de entretenimento, e com o auxílio de um "smartphone", é agora possível descarregar a nova aplicação "MyOpel" e aceder ao manual de instruções interactivo do Insignia, localizando quaisquer componentes que podem requerer manutenção. Para isso basta apontar a câmara do telefone e fazer um "scan" da parte desejada.
Todo o habitáculo exibe um ar requintado saltando à vista a qualidade dos materiais utilizados nos revestimentos dos bancos e das portas, assim como os respectivos acabamentos, que podem ser em tecido ou em pele.
Mecanicamente, o Insignia mostra uma grande evolução. Chassis e suspensão beneficiam da alteração de cerca de 16% dos seus componentes e a aerodinâmica melhorou (0,25 berlina, 0,28 variante familiar).
Nos motores, o destaque vai para o novo Diesel 2.0 CTDI. Com 140cv de potência, permite níveis de emissões de CO2 de 99g/km na berlina e de 104g/km na familiar, e consumos de 3,7 e de 3,9 litros aos 100km, respectivamente (ver ficha técnica da Sports Tourer ao lado). Este bloco está ainda disponível com 163cv e 195cv de potência, este último na variante 2.0 BiTurbo CDTI, com tracção dianteira ou Adaptative 4x4.
A gama a gasolina é constituída pelo bloco 1.4 Turbo com 140cv, o 1.6 SIDI Turbo de 170cv e o 2.0 SIDI Turbo de 184cv.
A variante de altos desempenhos OPC monta o 2.8 V6 Turbo de 325cv e 435Nm de binário. Cumpre os 0 aos 100km/h em 6s.
No total, existem 16 opções de motorização do Insignia, incluindo uma a gás liquefeito LPG. Todas estão disponíveis nas duas variantes de carroçaria: berlina e familiar.
Nova variante Country Tourer
A partir de agora, a gama Insignia conta também com a nova e apelativa variante familiar Country Tourer com tracção integral, e características que lhe dão a possibilidade de sair fora de estrada, tais como a altura ao solo mais elevada, protecções nas secções inferiores da carroçaria, e arcos das rodas mais proeminentes.
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