Disputa com a Google acabou vitimando os utilizadores do smartphone, que terão apenas um web player comum
Durante quase três anos, os usuários do Windows Phone tiveram que se contentar com um simples web player como aplicativo oficial do YouTube. Recentemente, a Microsoft criou uma versão com visual integrado ao Modern UI, que acabou sendo boicotada pela Google. Agora, depois de uma batalha à portas fechadas, a Microsoft abriu mão do aplicativo, retornando-o para sua primeira versão.
Em maio desse ano, depois de ter a versão mais simples possível de um aplicativo do YouTube, a Microsoft lançou um app cheio de funções, como poder bloquear a ecrã do aparelho e continuar ouvindo o vídeo e baixar conteúdo do site. Por um tempo, ele foi considerado como o melhor aplicativo do YouTube, considerando todas as plataformas móveis atuais.
Não demorou muito para a Google afirmar que o app ia contra as suas normas para programas de terceiros, fazendo a Microsoft remover o aplicativo da loja do Windows Phone.
(Fonte da imagem: Reprodução/WPCentral)
Em agosto, tentando se enquadrar dentro das exigências da Google, a Microsoft lançou uma nova versão do YouTube para Windows Phone, ainda podendo ser considerado por muitos como a melhor alternativa para se ver vídeos do site em um smartphone. A alegria durou dois dias, já que o Google, alegando que o app ainda quebrava alguns pontos do acordo para o desenvolvimento de aplicativos, inutilizou o YouTube para Windows Phone através de sua API.
Agora, depois de alguns meses com o app parado, a Microsoft atualizou tudo para a versão inicial dele, que não passa de uma janela do browser, direcionando o seu acesso à versão mobile do site de vídeos. Ao que tudo indica, a empresa parece ter desistido da queda de braço com a Google.
Existe a possibilidade de a Microsoft estar trabalhando em uma versão do aplicativo do YouTube para Windows Phone em HTML5, o que a Google vem pedindo há algum tempo, mas nada é garantido, nem mesmo se os usuários da plataforma terão um app oficial do site de vídeos.
Para esses usuários, restam as alternativas presentes na loja do Windows Phone e que ainda não tiveram problemas com a Google.
Sem comentários:
Enviar um comentário