terça-feira, 29 de outubro de 2013

Apple baixa lucros, apesar das vendas record de iPhones


Estimativa para a margem bruta durante o primeiro trimestre foi mal recebida pelos investidores, provocando uma queda de 3% nas acções, apesar dos números do quarto trimestre terem saído acima do esperado.
A Apple anunciou esta segunda-feira que os lucros desceram 8,6% no quarto trimestre fiscal, período em que as receitas subiram e a venda de iPhones atingiu um recorde para um trimestre terminado em Setembro.

Os lucros situaram-se em 7,5 mil milhões de dólares, ou 8,26 dólares por acção, abaixo dos 8,2 mil milhões de dólares do período homólogo. As receitas subiram 4% para 37,5 mil milhões de dólares.

A empresa liderada por Tim Cook superou as previsões de Wall Street, que apontavam para lucros de 7,92 dólares por acção, com receitas de 36,84 mil milhões de dólares.

Apesar de ter superado o que os analistas estavam à espera na maioria dos indicadores, os resultados da Apple estão a ser mal recebidos no mercado, já que a fabricante dos iPhone perspectivou uma margem bruta para o primeiro trimestre fiscal (entre 36,5% e 37,5%) ligeiramente abaixo do que os analistas estavam à espera (37,74%). No quarto trimestre a margem bruta situou-se em 37%, abaixo dos 40% do período homólogo.

Devido a este indicador, as acções da Apple estão a marcar quedas em redor de 3% no mercado que funciona depois do fecho da sessão regular em Wall Street, tendo atingido uma queda máxima acima de 5%.

Quanto aos restantes indicadores, as projecções da Apple até superaram as estimativas. As receitas, no trimestre mais forte pois inclui o Natal, deverão situar-se entre 55 e 58 mil milhões de dólares, enquanto as previsões dos analistas apontam para 55,48 mil milhões de dólares.

A Apple apresentou ainda outros números relativos ao quarto trimestre que foram favoráveis. A companhia vendeu 33,8 milhões de iPhones, o que representa uma subida de 26% e um recorde para um trimestre terminado em Setembro e fica acima das previsões dos analistas (32, milhões). Foram comercializados 14,1 milhões de iPad e 4,6 milhões de Macs. 

Sem comentários:

Enviar um comentário