O novo phablet topo de gama da Samsung está prestes a chegar ao mercado nacional. A acompanhá-lo está o novo relógio inteligente da Samsung.
A Samsung está a lançar em Portugal o novo smartphone de topo Galaxy Note 3, um aparelho de vistas largas, com um ecrã de 5,7”, destinado a power users que precisem de ser produtivos e ter várias janelas abertas em simultâneo. A apresentação da empresa, aliás, focou mais aquilo que é possível fazer do que propriamente as características técnicas do seu novo smartphone de topo. E apesar das características de topo e ecrã maior, a Samsung conseguiu fazer o Note ainda mais leve e fino. Curiosamente, apesar de a tampa de trás continuar a ser feita no mesmo polímero do Galaxy S4, a Samsung emprestou-lhe um acabamento que o faz parecer pele. Um toque de glamour para um telefone que provavelmente irá acabar nas mãos de executivos.
Em termos de funcionalidades, o Note 3 introduz quatro grandes novidades que derivam da utilização da S Pen: Memo, Album, S Finder e S Note. Cada uma destas aplicações é passível de ser usada quanto retiramos a S Pen do seu suporte de armazenamento. A Memo, por exemplo, é uma aplicação de notas inteligentes que interage com aquilo que escrevemos. Se anotarmos um número de telefone, a app vai perguntar-nos se queremos guardar o número no livro de contactos, por exemplo. Já o Album é o local onde vamos guardando vários pedaços de informação, ao estilo do Evernote. Podemos guardar fotos com anotações, sites, etc.
A Samsung quis também destacar o facto de podemos escrever à mão com a S Pen dado que o smartphone é capaz de reconhecer escrita manual. Aliás, podemos até definir alarmes à mão ou notas de calendário que o sistema traduz para as definições adequadas.
No que toca a características de hardware, o Note 3 inclui um chipset quad core a 2,3 GHz, 3 GB de RAM, ecrã de 5,7” Super AMOLED com resolução Full HD e Android 4.3. A câmara é de 13 MP e a bateria de 3200 mAh oferece mais autonomia que no modelo do ano passado. O PVP é de 899 euros livres de operador, ou 699 euros subsidiado.
Para usar no pulso
A outra estrela do evento foi o Galaxy Gear, o smartwatch da Samsung. O pequeno aparelho foi pensado como um companheiro para o Note 3, dado que nem sempre é prático pegar no smartphone, especialmente um tão volumoso. A Samsung diz que está a trabalhar na compatibilidade com outros terminais da empresa, que deverá estar pronta para breve.
O aparelho é de navegação relativamente simples e inclui um ecrã de 1,63”. Podemos usá-lo para fazer chamadas em alta-voz mas também para atender chamadas que sejam desviadas para um auricular Bluetooth, por exemplo. Graças ao reconhecimento de voz, podemos falar com o smartwatch e dar-lhe ordens, mas uma das funcionalidades mais interessantes será, provavelmente, a Smart Relay, ou notificações inteligentes. Se recebermos um aviso de SMS no Gear, por exemplo, quando nos aproximarmos do Note 3 é aberta automaticamente a mensagem, dado que é provável que queiramos responder. Da mesma forma, o Gear pode ser usado para desbloquear o smartphone. assim, sempre que estivermos a menos de 1,5 metros não precisamos de desbloquear o smartphone através de código pin ou outro.
A Samsung diz que além das 70 apps que já estão disponíveis no seu smartwatch, o Gear oferece ainda 15 publicações nacionais gratuitamente bem como um de cinco álbuns de artistas como a Aura, Orlando Santos, entre outros.
Este smartwatch é vendido por 299 euros, mas há também um bundle que inclui o Note 3 e o Gear. Este último tem um custo de 999 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário