A HP anunciou, nesta terça-feira (17), o lançamento de uma nova ferramenta de segurança para computadores Windows. É o BIOSphere, com tecnologia SureStart, cuja principal função é garantir que a inicialização do computador seja realizada de maneira segura e que arquivos maliciosos possam ser removidos antes mesmo de o sistema operacional ser carregado.
Muitos hackers conseguem invadir computadores e prejudicar o funcionamento deles ao comprometerem o software de BIOS, que não é tão protegido quanto o sistema operacional. Por isso, a HP lançou esta ferramenta, voltada justamente para tentar impedir que o BIOS seja atacado. Ou melhor, corrigí-lo caso uma invasão aconteça.
“A Microsoft fez um ótimo trabalho de segurança no sistema operacional, mas há muito malware que pode atacar o BIOS. É neste momento que as coisas ruins começam a acontecer", explicou Michael Park, vice-presidente de desenvolvimento de produtos e estratégia da divisão de sistemas comerciais da HP. Ainda de acordo com Park, com esta nova tecnologia, se o BIOS estiver diferente do tradicional, o computador vai reescrevê-lo e deixá-lo seguro novamente.
A mudança não será tão perceptível para o usuário final, pois a tecnologia roda “debaixo dos panos”. No entanto, será possível se beneficiar bastante com o BIOSphere. Os primeiros computadores da HP com o recurso começarão a ser comercializados já no final deste mês.
Sem comentários:
Enviar um comentário