segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tweets criam mapa de restaurantes potencialmente perigosos


Um grupo de cientistas está a transformar tweets sobre refeições que não correram bem num mapa sobre sítios potencialmente perigosos para comer.


Um grupo de investigadores da Universidade de Rochester gerou um mapa com sítios potencialmente perigosos para comer, através da recolha de tweets de pessoas insatisfeitas com o serviço e respetiva geolocalização.
O sistema nEmesis procura especificamente por tweets que sugiram que o autor sofre de intoxicação alimentar e, depois, liga-as à morada do restaurante visitado.
De acordo com o New York Times, os algoritmos do sistema seguem os tweets de uma pessoa que tenha sido identificada como alguém que esteve num restaurante. Durante 72 horas, o sistema analisa os tweets para ver se existe alguma indicação de sintomas relacionados com intoxicação alimentar.
Durante um período de quatro meses, o sistema analisou 3,8 milhões de tweets de mais de 94 mil nova-iorquinos. Estes dados permitiram à equipa de investigadores descobrir correlações válidas entre a predição que o sistema fez sobre a qualidade de um restaurante em termos de higiene e os dados oficiais do US Department of Health and Mental Hygiene.
O teste mostrou que o projeto nEmesis tem o potencial para ser um complemento barato às tradicionais medidas relativas à segurança alimentar devido à rapidez com que a informação surge na Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário