quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Samsung processada no Brasil por desrespeitar direitos dos trabalhadores


O estado brasileiro está a processar a Samsung por alegada violação dos direitos dos trabalhadores na fábrica da Zona Franca de Manus, no Estado do Amazonas.


O Ministério Público do Trabalho do Brasil moveu um processo civil contra a Samsung pela alegada violação dos direitos dos trabalhadores na fábrica que a empresa sul-coreana tem na Zona Franca de Manus, Estado do Amazonas (no interior norte do Brasil).
As autoridades brasileiras dizem ter detetado más condições de trabalho, como, por exemplo, jornadas diárias superiores a 15 horas.
O Ministério Público do Trabalho procura uma indemnização de 250 milhões de reais (cerca de 80 milhões de euros). De acordo com o site Repórter Brasil, um dos empregados terá trabalhado 27 dias consecutivos sem folga. O mesmo site refere estáticas impressionantes das autoridades brasileiras, como 2018 casos de afastamento do emprego (períodos até 15 dias) por problemas relacionados com distúrbios osteomusculares, como tendinites e problemas na coluna. O artigo dá ainda o exemplo do tempo máximo que cada trabalhador tem para preparar uma caixa de telemóvel (com carregador, auscultadores e dois manuais de instruções): seis segundos. Tarefa que «chega a ser repetida até 6.800 vezes pelo mesmo trabalhador».

Sem comentários:

Enviar um comentário