quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Autocarro coreano é carregado pela própria estrada

Na Coreia do Sul há dois autocarros elétricos que recebem energia a partir das próprias estradas, sem recorrer a qualquer cabo. A tecnologia dos OLEV, de Online Electronic Vehicle vai ser usada também na Malásia e nos EUA.



O objetivo destes veículos é percorrerem longos trajetos sem precisarem de parar para reabastecer de combustível ou recarregar baterias, no caso dos elétricos. Os OLEV recebem a sua alimentação elétrica a partir de cabos enterrados nas estradas através da tecnologia SMFIR (de Shaped Magnetic Field Resonance). Estes autocarros têm baterias com um terço do tamanho das que são usadas habitualmente e conseguem acumular 100 kilowatts a partir dos campos magnéticos criados pelos cabos, explica o Gizmodo.
Uma grande vantagem deste modelo é que os cabos elétricos não precisam de estar enterrados em todo o percurso, bastando estar aglomerados em certos locais chave do itinerário. A eficiência é outro ponto forte, uma vez que conseguem usar 85% da energia emitida pelos cabos.
A inovação foi criada pelo Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) há dois anos. Agora, está a ser usado na cidade de Gumi e poderá ser usado em outras partes do país. Também o aeroporto de Kuala Lumpur, Malásia e o Park City de Utah, EUA, mostraram interesse em ter estes veículos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário