quinta-feira, 29 de agosto de 2013

10º aniversário do Skype

O Skype, serviço pioneiro de chamadas de voz e vídeo via Internet, faz na quinta-feira 10 anos e conta com 300 milhões de utilizadores, de acordo com dados da Microsoft, que comprou a empresa em 2011.
                            

                                


Lançado a 29 em agosto de 2003, o Skype foi criado por dois empreendedores escandinavos: Niklas Zennstroem, da Suécia, e Janus Friis, da Dinamarca.
A estreia do Skype aconteceu na Estónia, feita por um dos membros da equipa que desenvolveu o projeto, e a partir do seu PC.
Na altura, este serviço apenas permitia chamadas de voz entre computadores, evoluindo posteriormente para chamadas de vídeo.
O facto de permitir chamadas de voz e de vídeo gratuitas entre os utilizadores do Skype tornou esta nova ferramenta um sucesso, com a distância entre continentes a encurtar-se pela facilidade que representava nas comunicações.
Este foi um passo para a era da globalização, com o Skype, disponível em mais de uma vintena de idiomas e disponível em quase todos os países do mundo, a tornar-se uma ferramenta atrativa para o setor tecnológico.
Em setembro de 2005, o portal de leilões eBay comprou o Skype, mas posteriormente este foi vendido ao fundo de investimentos Silver Lake, em 2009, que ficou com uma posição maioritária.
Dois anos depois, mais concretamente a 10 de maio de 2011, o Skype foi comprado pela gigante Microsoft, por 8,5 mil milhões de dólares (cerca de 6,3 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual).
Com esta operação, o Skype passou a fazer parte da estratégia da Microsoft, que integrou o serviço nas suas várias ofertas como o Xbox, Kinect, Windows Phone e, desde abril deste ano, que o MSN migrou para o Skype, depois da tecnológica ter anunciado o fecho do Windows Live Messenger.
De acordo com dados da Microsoft, na última década o Skype foi utilizado em mais de 1,4 triliões de minutos de chamadas de voz ou vídeo, o que representa 2,6 milhões de anos de conversa.
No total, são mais de 300 milhões os utilizadores ativos do Skype em todo o mundo e no segundo trimestre deste ano, o Skype registou 162 mil milhões de minutos de conversação, o que representa um crescimento de 41% face igual período de 2012.
"Para celebrar a sua primeira década, até ao dia 01 de setembro, o Skype oferece aos seus utilizadores 30 minutos de acesso gratuito ao Skype WiFi" e que podem ser utilizados nos 30 dias seguintes, adianta a tecnológica.
"Para os próximos 10 anos, o Skype deixa a promessa de encontrar novas formas de comunicação, integrando tecnologias que hoje ainda não foram pensadas, ao mesmo tempo que continuará a integrar os produtos Microsoft - tal como já o fez com o Outlook.com - e entre os quais se contam a XBox One ou o Windows 8,1", adiantou a tecnológica.


Sem comentários:

Enviar um comentário