Tumblr e WordPress são duas importantes plataformas para a hospedagem de blogs, mas cada uma delas pode ser mais adequada para o seu projeto. Confira as diferenças entre os sites .
E a primeira coisa a se observar neste disputa é o fato de eles terem públicos distintos: o Tumblr é mais “descolado”, enquanto o WordPress é uma ferramenta mais “profissional”, que muitas vezes pode até substituir um site mais completo. Tendo noção disso, vale ter uma noção do que cada um oferece para o usuário.
Opções de personalização
O usuário que está começando um blog normalmente costuma ter o interesse de ter um aspecto visual agradável. Tanto WordPress como Tumblr possuem uma boa variedade – tanto de temas gratuitos quanto pagos. No entanto, há basicamente uma diferença muito importante: o Tumblr oferece a opção de editar o código HTML do blog gratuitamente.
No WordPress, muitas opções de personalização precisam ser desbloqueadas com um preço. A edição de CSS e até mesmo a modificação de cores e fontes, por exemplo. No Tumblr, isso é grátis e bem simples para quem tem conhecimentos de personalização – permitindo uma variedade muito maior para estas pessoas.
Já para quem não tem muito conhecimento de códigos, o WordPress oferece widgets, que facilitam a integração com redes sociais e permitem ao usuário adicionar menus e conteúdo em posições estratégicas nos seus blogs. É bem fácil, só arrastar do menu e soltar no local desejado dentro do painel de edição.
Adição de arquivos multimédia
Ambos permitem a adição de arquivos multimédia nos posts, mas de maneiras bastante diferentes. O Tumblr tem formas bem distintas de publicações de texto, foto, citação, link, chat, áudio e vídeo. O usuário pode escolher entre não apenas postar um texto com uma foto como também em publicar apenas uma foto, como se fosse um “fotolog”.
Já no WordPress, não há essa separação. Todos os posts são feitos de uma forma única e quando um usuário deseja postar um vídeo, por exemplo, tem que fazê-lo nos moldes e utilizando a mesma estrutura do texto. No Tumblr, não. Assim, novamente, o Tumblr é um serviço mais “descolado” e bem simples.
Número de usuários e interações
Nos dois serviços, há uma semelhança muito grande nas interações entre usuários. Seja no Tumblr ou no WordPress, o internauta pode criar uma base de amigos, seguindo e/ou sendo seguido. O Tumblr, porém, tem um diferencial: permite a troca de mensagens com os amigos, ganhando um lado mais social.
Recentemente, o Tumblr, que tem 300 milhões de usuários ativos e 75 milhões de posts por dia, foi comprado pelo Yahoo. Curiosamente, depois disso, o WordPress publicou um post em seu blog oficial dizendo que aumentou o número de importações do Tumblr para o site, com uma média de 400 a 600 páginas, e 72 mil posts, por hora.
No geral, o Tumblr é mais popular, e tem o Brasil como seu segundo maior público. Aqui, suas utilizações são bem variadas, mas a vertente principal é a do humor, com blogs de muito sucesso, como o “Como eu me sinto quando”. O WordPress é algo mais para um usuário que deseja escrever ou fazer um site de uma maneira simples.
Afinal, qual é o melhor?
Tudo depende do perfil do utilizador. No WordPress, há opção de comprar domínio, ter um servidor próprio, comprar layouts e formar praticamente um site completo. No Tumblr, os usuários têm um objetivo diferente, de fazerem uma espécie de diário multimédia na rede, com simplicidade de publicação e visuais distintos para cada tipo de post.
Ambos oferecem ótimas ferramentas dentro do que têm como linhas de funcionamento. Resta ao usuário escolher qual delas é mais adequada ao que ele deseja para seu blog. No Tumblr, há um misto de blog e rede social. No WordPress, é mais para blog e site. E aí cabe a você, que está iniciando um projeto na web, optar por um deles.
Sem comentários:
Enviar um comentário