As empresas e associações detentoras de direitos de autores têm tentado de tudo para dificultar a distribuição de conteúdos protegidos, mas acabam eventualmente por cometer alguns erros. A HBO pediu ao Google para retirar o VLC Media Player dos resultados dos motores de busca.
No último mês de junho foram feitos perto de 15 milhões de pedidos ao Google para que retirasse endereços das pesquisas. Nem todos esses pedidos são legítimos como acontece com o VLC, um leitor de vídeo open source. Os sistemas automáticos usados pelos detentores dos direitos geram muitos resultados inválidos e que não infringem nenhuma lei.
Uma parte dos pedidos é recusado, como acontece por exemplo nos casos em que o conteúdo já foi retirado do endereço pedido. O Google tenta controlar os restantes pedidos para evitar abusos mas acabam sempre por passar alguns links.
A série Game of Thrones é uma das mais pirateadas de sempre e a HBO está a tentar diminuir isso. No mês passado enviou milhares de links para que o Google retire dos seus resultados sites onde é possível fazer download de episódios da série. No meio desses links estava um endereço do TorrentPortal onde é possível descarregar o VLC, um programa que não infringe direitos de autor.
Além deste resultado, no meio da lista enviada pela HBO estavam conteúdos pornográficos, um cd do Ben Harper, conteúdos do Naturo, entre outros e cujos direitos não pertencem à HBO.
Estas situações com a HBO já não são propriamente novas já que o canal de televisão por cabo já enviou para remoção um link para o seu próprio site.
O mais preocupante disto é que não se sabe que outros endereços são incluídos indevidamente pelos sistemas automáticos de recolha de links e que podem passar pelo filtro do Google, prejudicando os seus atuais detentores sem qualquer razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário