Esperadas há alguns meses, as hashtags no Facebook já estão funcionando para os perfis e páginas em língua portuguesa na rede social. Mas você sabe como usá-las e para que elas servem?
A emprego das hashtags nas postagens auxilia na organização do conteúdo publicado.
O recurso, já usado em outras redes sociais, como Twitter e Instagram, funciona como uma “etiqueta” para os conteúdos publicados. Assim, quando o usuário insere no texto o símbolo # seguido de uma palavra (#tecnologia, por exemplo), o sistema cria um link. Ao clicar sobre esse link, a rede social gera um feed exibindo todos os conteúdos postados publicamente com a etiqueta.
Trata-se de uma forma bastante eficiente de organizar as informações e reunir postagens relativas a um assunto, facilitando a busca e o acesso aos conteúdos sobre um tema. Até então, as hashtags no Facebook eram usadas com a finalidade mais “estética”, digamos assim, trazendo para a rede social de Mark Zuckerberg uma linguagem que os usuários de Twitter estavam familiarizados.
A novidade está sendo especialmente comemorada por vários profissionais de marketing e comunicação que usam o Facebook para divulgar informações sobre marcas e instituições. Afinal, irá facilitar o monitoramento, além de ser uma forma de inseri-las em um um feed sobre temas da área e criação de ações como já acontece no Instagram e Twitter. Aliás, no Twitter, elas serviram durante muito tempo para mostrar os assuntos mais comentados do momento (‘Trending Topics’) – recurso que ainda é um projeto do Facebook.
Como usar:
- basta inserir o símbolo # em palavras-chave de uma postagem.
- um cuidado que os usuários devem ter é na hora de definir a configuração de privacidade da postagem. Isso porque comentários, imagens e vídeos postados publicamente e marcados com hashtags serão mais facilmente visíveis por outros usuários da rede social. A novidade não afeta postagens antigas marcadas com #.
- para exibir um feed de assuntos relacionados a uma hashtag, basta digitar o símbolo e a palavra na caixa de busca do Facebook ou clicar sobre o link gerado em uma publicação na rede social.
- uma dica para não errar na hora de usar o recurso e não fazer feio passando por exagerado, é marcar apenas algumas palavras da postagem, dando preferência a palavras que mais definem o assunto que será publicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário