quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cientistas carregam telemóvel com urina

                                            

A criação de pilhas altamente contaminadas com bactérias capazes de transformar a matéria orgânica presente na urina em electricidade permitiu carregar a bateria de um telemóvel. A tecnologia foi criada por uma equipa de cientistas do Laboratório de Robótica de Bristol, em parceria com universidades de Bristol e do Oeste de Inglaterra, avança o site Phys.org.

Urinar para pilhas que contêm bactérias já deu para enviar uma mensagem e fazer uma chamada. Segundo o site Phys.org, que cita o estudo, o segredo está nas bactérias presentes nessas pilhas, que conseguem transformar a matéria orgânica presente no líquido urinário em electricidade, permitindo carregar a bateria de telemóveis comerciais.
As bactérias presentes nas pilhas são as mesmas que se encontram nos sedimentos e intestinos humanos, e, em contacto com a matéria orgânica proveniente da urina, dão origem à produção de electrões que criam carga eléctrica, ainda pequena, mas capaz de se armazenar nas pilhas e então carregar o telemóvel.
O aparelho que permite carregar os dispositivos a partir da urina ainda é, para já, demasiado grande (do tamanho da bateria de um carro) para ser efectivamente aplicada a telemóveis, mas os seus criadores esperam, a curto prazo, conseguir reduzir o seu tamanho de modo a revolucionar, o quanto antes, o mundo dos dispositivos móveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário